Formação dos profissionais da Educação Infantil

interface ensino, pesquisa e extensão

Autores

  • Víviam Carvalho de Araújo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alice de Paiva Macário UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.19046

Resumo

O presente texto tem como propósito problematizar a relação ensino/pesquisa/extensão a partir das atividades desenvolvidas no  Grupo de Pesquisa "Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano" - GP LICEDH, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. O grupo pauta suas ações na pesquisa e formação de professores, planejando atividades formativas com foco na discussão acerca dos saberes/fazeres da/na Educação Infantil. O aporte teórico-metodológico que embasa as discussões são os autores da Perspectiva Histórico-Cultural, da Pesquisa Crítica de Colaboração- PCCol, assim como as referências no campo teórico da Educação Infantil e as políticas públicas para a área. O GP LICEDH compreende que a formação de professores é um princípio fundamental no processo de consolidação da qualidade na Educação Infantil, além de ser um dos eixos norteadores dos documentos e das políticas educacionais brasileiras na atualidade.

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Biografia do Autor

Víviam Carvalho de Araújo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação

Alice de Paiva Macário, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Faculdade de Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação

Publicado

2019-06-05