O professor e suas aporias

Authors

  • Júlio Eduardo de Castro Universidade Federal de São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19034

Abstract

A abordagem do saber docente sob a ótica da falta de recursos no ensino (aporia docente) nos tem demonstrado como o professor constrói saberes graças e apesar dos percalços e dificuldades encontrados em seu caminho. Investigando o grau de importância dado à passagem por situações difíceis e momentos críticos em seu próprio ensino, bem como se inspirando no mito platônico de Poros e Aporia, consideramos os registros (representações) de que o professor dispõe sobre esses mesmos momentos-obstáculo e situaçõeslimite. A experiência profissional do professor e sua subordinação às aporias vividas em seu cotidiano – como modalidade singular da experiência vivida em situação real de ensino – é o foco deste artigo, qual seja, a abordagem do saber por meio da vertente do não saber.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Júlio Eduardo de Castro, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduado em Psicologia (PUC-Minas), Mestre em Educação (PUC-Rio), Doutor em Teoria Psicanalítica (UFRJ), Pós-doutor em Psicologia (PUC-Minas). Professor universitário (UFSJ). 

Published

2018-03-22