A observação participante na graduação em Geografia: limites e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19026Abstract
O presente trabalho aborda duas experiências de pesquisa em Geografia desenvolvidas com base na observação participante, inspirada no método etnográfico, buscando dimensionar os seus limites e possibilidades no processo investigativo em nível de graduação. As experiências que compõem o pano de fundo desta análise se caracterizam como pesquisas educacionais, enfocando o ensino de Geografia sob o prisma das questões ambientais no interior da escola. Nesse sentido, cabe salientar que em ambas a observação participante esteve presente de maneira semelhante, embora adaptada ao contexto de estudo. Uma vez avaliadas, pensamos que os resultados se mostraram profícuos, estimulando outros pesquisadores iniciantes a adotar a metodologia em suas investigações. As limitações explicitadas constituem desafios a serem enfrentados, cuja reflexão permanente poderá conduzir a futuras reformulações, inclusive no âmbito curricular, motivadas pela busca de uma formação docente alicerçada na prática da pesquisa.