O gênero “conto de fadas” em uma sequência didática: análise linguístico-pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19017Abstract
De acordo com Dolz et al. (2004), uma sequência didática deve promover a compreensão de determinado gênero textual a partir de atividades interacionistas capazes de “dissecar” o gênero, garantindo a apropriação das propriedades desse gênero e de suas práticas sociais. Pensando nisso, este trabalho analisa uma sequência didática sobre o gênero conto de fadas, fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ensino do Paraná e a Universidade Estadual de Maringá. Partindo do princípio de que essa parceria se consolida entre entidades governamental e acadêmica, esperava-se que a sequência didática atendesse aos princípios linguístico-pedagógicos propostos por Dolz et al. (2004). Isso, porém, não foi verificado. A sequência didática analisada apenas reproduz atividades estruturalistas e subjetivistas pouco significativas para uma concepção de linguagem que se dizia e se pretendia interacionista.