Diálogos interculturais escola/comunidade e suas repercussões no processo de alfabetização das crianças das classes populares

Autores

  • Mairce da Silva Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Nádia Cristina de Lima Rodrigues Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19009

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa que foi desenvolvida no Mestrado em Educação da FFP/UERJ em uma escola pública, localizada na área rural do município de Cachoeiras de Macacu, no interior do estado do Rio de Janeiro, que atende a uma comunidade tradicional formada há pelo menos 200 anos. Neste trabalho, trazemos a reflexão sobre até que ponto a perspectiva monocultural, fazendo-se presente na escola, pode rotular e estereotipar diferenças culturais, constituindo um empecilho à educação popular. Tendo como principais interlocutores teóricos Sarmento, Larrosa, Gusmão e Freire a partir de uma metodologia de pesquisa de cunho participativo, buscamos compreender como se dá esse processo, bem como encontrar pistas para a produção de um diálogo intercultural na escola que contribua para a revalorização das vozes, dos conhecimentos, das práticas sociais das populações historicamente excluídas da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mairce da Silva Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Dr.ª Associada da Faculdade de Formação de Professores, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Procientista. Docente do Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação: História(s), memória(s)e formação de professores. 

Nádia Cristina de Lima Rodrigues, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)

Mestra do programa de Mestrado em Educação: processos formativos e desigualdades sociais (FFP/UERJ). Especialista em Educação Ambiental pela (UFF) e em Gestão Educacional pela (FFP/UERJ). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC). 

Downloads

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos