DA NOTÍCIA À CRÔNICA: REFLETINDO SOBRE A LEITURA DE TEXTOS REAIS EM SALA DE AULA
Abstract
Os Parâmetros Curriculares Nacionais sugerem, de modo geral, que os objetivos do ensino no ensino fundamental estão diretamente relacionados à ampliação dos saberes e desenvolvimento da criticidade em diferentes situações sociais. Entretanto, observamos que esses saberes estão longe de alcançarem um nível satisfatório. Nesse contexto, desenvolvemos um projeto com atividades de leitura, especificamente com os gêneros notícia e crônica, com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual na cidade de Campina Grande – Paraíba. Ao término das atividades, percebemos que houve uma significativa
melhora no aspecto da compreensão dos gêneros estudados. Tais resultados nos levam a perceber que o trabalho com a leitura na perspectiva dos gêneros textuais é de extrema importância para o ensino de língua portuguesa.
Palavras-chave: Leitura. Gêneros textuais. Ensino fundamental.