RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PARA OS MULTILETRAMENTOS: A FORMAÇÃO DE LEITORES NA CULTURA DA CONVERGÊNCIA
Abstract
Neste artigo, discutimos a formação de professores na perspectiva dos multiletramentos como alternativa para a formação de leitores para a multimodalidade discursiva (Cope; Kalantzis, 2000; Gillen; Barton,
2010). No caso de recursos audiovisuais, como vídeos, se faz necessário que o professor desenvolva uma abordagem de leitura que considere o antes, o durante e o depois da exibição do vídeo, aspecto que foi explorado em um projeto de extensão. Este artigo contempla um recorte dos resultados alcançados com o projeto sobre multiletramento e formação do leitor realizado em uma universidade pública do interior do Paraná. O projeto incluiu a realização de encontros com pesquisadores voluntários para o estudo do tema
e a preparação de oficinas pedagógicas para o uso de vídeos como recurso de leitura. Em linhas gerais, nas oficinas pedagógicas puderam ser desenvolvidas e aplicadas algumas estratégias metodológicas para o desenvolvimento dos multiletramentos.
Palavras-chave: Multiletramentos. Formação do leitor. Multimodalidade. Formação do professor.