DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: perspectivas de mudanças

Authors

  • Marilene Marzari UFMT

Abstract

O presente artigo visa refletir sobre o papel da disciplina de Didática, nos cursos de licenciatura em uma instituição pública federal no estado de Mato Grosso. A metodologia da pesquisa priorizou o registro de depoimentos, diálogos e produções escritas dos acadêmicos, principalmente quando da avaliação da disciplina. O referencial teórico que subsidiou os estudos foi constituído por Garcia, Veiga, Vygotsky, Davídov, entre outros, que discutem as questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem. Os resultados sinalizam que os alunos aprovam novas perspectivas de ensinar e aprender e, embora resistam, no início, durante o processo  acabam entrando em atividade de aprendizagem e aprovando os estudos em grupo, os debates, as produções e, o mais importante, o desenvolvimento da capacidade de pensar teoricamente.

This article aims to reflect on the role of the Didactics in teaching courses in a Public Federal Institution in the state of Mato Grosso. The research methodology prioritized the registration of statements, dialogues and written productions
of academic students, especially the course in evaluation. The theoretical framework that supported the studies consisted of Garcia, Veiga, Vygotsky, Davídov and others who discuss the points related to teaching and learning process. The results indicate that students aprove new perspectives of teaching and learning and, although they resist at the beginning, during the process they end up stating the learning activity and approving group studies, debates,
productions, and the most important, the development of the ability to think theoretically.

Este artículo tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de la disciplina didáctica en la enseñanza de cursos en uma institución pública federal en el Estado de Mato Grosso. La metodología de investigación prioriza lãs declaraciones de registro, los diálogos y lãs producciones escritas de los académicos, sobreto docuanto la evaluación del curso. El marco teórico que apoya los estúdios consistió en García, Veiga, Vygotsky, Davídov y otros que discutenel tema relacionados con la enseñanza y el aprendizaje. Los resultados
indican que los Estudiantes adopten nuevas perspectivas de enseñanza y aprendizaje y, aunque resistan al principio, durante El proceso, inmediatamente aceptan realizar lãs actividad de aprendizaje, aprobando los estudios de grupo,
debates, producciones y lo más importante, el desarrollo de capacidad de pensar teóricamente.
 

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Author Biography

Marilene Marzari, UFMT

Professora doutora em Educação. Docente do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Campus Universitário do Araguaia (CUA)/
UFMT.  

Published

2016-04-05

Issue

Section

Artigos