Apresentação do Dossiê: Acesso e permanência de estudantes na Educação Superior

política, pesquisas e práticas institucionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.51005

Palabras clave:

Educação Superior, Políticas Educacionais, Acesso e permanência estudantiil, Desigualdades sócioeducacionais

Resumen

O dossiê "Políticas de educação superior: as perspectivas e os desafios do acesso e da permanência de estudantes" reúne artigos de pesquisadores brasileiros que investigam criticamente as tensões, os avanços e os desafios apresentados às instituições, gestores, docentes e estudantes, diante de um quadro diverso e desigual da educação superior no Brasil. A Coletânea se estrutura em torno de uma análise diversificada das políticas e práticas institucionais sobre ações de ingresso, acesso e permanência de estudantes em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. O dossiê é publicado em momento oportuno, marcado pela promulgação da Lei Complementar nº 220/2025, que instituiu o Sistema Nacional de Educação (SNE), visando articular os sistemas de ensino para garantir a igualdade de condições e a qualidade da educação, inclusive a educação superior. A compilação busca subsidiar o debate sobre as desigualdades no acesso e permanência estudantil na educação superior, fortalecer o regime de colaboração entre pesquisadores e elaboradores de políticas públicas e desenvolvimento de práticas institucionais.

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Biografía del autor/a

Cassiano Caon Amorim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui doutorado em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo - USP/2010 e Pós-Doutorado desenvolvido no Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas da Universidade de Valência-ES (2025) Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF/2004. Especialização em Educação para a Ciência pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/2002. Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/1998.. Professor Associado da Faculdade de Educação da UFJF. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFJF. Professor permanente e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - PPGP/CAEd/UFJF. É membro da Rede Universitas/BR (Eixo 5 - Acesso, permanência e evasão na educação superior). Coordenador Institucional do Plano Nacional de Formação de Professores para Educação Básica(PARFOR/UFJF). Presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (FORGRAD) 2021-2022. Exerceu a função de Pró-Reitor de Graduação e Pró-Reitor Adjunto de Graduação na Universidade Federal de Juiz de Fora-MG (2016-2024). Tem interesse em pesquisas e estudos nas seguintes áreas: Políticas Públicas da Educação Básica e Superior; Políticas e práticas de Formação de Professores; Território e educação.

Edineide Jezine, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT - 2010/2011), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha, 2011). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba como atuação no ensino, pesquisa e extensão, na Graduação e Pós-graduação. É bolsista produtividade CNPQ PQ/2.  Possui publicações e atuação nas seguintes temáticas: Política de Educação Superior; Inclusão Social e da Pessoa com Deficiência; Extensão Universitária; Educação Popular e Educação do Campo.

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Publicado

2025-12-05