Apresentação do Dossiê: Acesso e permanência de estudantes na Educação Superior
política, pesquisas e práticas institucionais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.51005Palabras clave:
Educação Superior, Políticas Educacionais, Acesso e permanência estudantiil, Desigualdades sócioeducacionaisResumen
O dossiê "Políticas de educação superior: as perspectivas e os desafios do acesso e da permanência de estudantes" reúne artigos de pesquisadores brasileiros que investigam criticamente as tensões, os avanços e os desafios apresentados às instituições, gestores, docentes e estudantes, diante de um quadro diverso e desigual da educação superior no Brasil. A Coletânea se estrutura em torno de uma análise diversificada das políticas e práticas institucionais sobre ações de ingresso, acesso e permanência de estudantes em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. O dossiê é publicado em momento oportuno, marcado pela promulgação da Lei Complementar nº 220/2025, que instituiu o Sistema Nacional de Educação (SNE), visando articular os sistemas de ensino para garantir a igualdade de condições e a qualidade da educação, inclusive a educação superior. A compilação busca subsidiar o debate sobre as desigualdades no acesso e permanência estudantil na educação superior, fortalecer o regime de colaboração entre pesquisadores e elaboradores de políticas públicas e desenvolvimento de práticas institucionais.
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