Permanência dos estudantes da pós-graduação em tempos de neoconservadorismo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50135Palavras-chave:
Educação superior. Pós-graduação. Permanência. CoronavírusResumo
O artigo analisa a condição de permanência de estudantes da pós-graduação no Brasil em que de 254 estudantes de diferentes programas de pós-graduação do país responderam a um questionário (online) misto composto por 25 questões, fechadas (sim e não), abertas e de múltipla escolha, escalares, do tipo Likert. Os discentes da pós-graduação se encontram emocionalmente sobrecarregados devido ao acúmulo de tarefas, situação que se agravou no contexto pandêmico de isolamento social, atrelado ao contexto político-institucional de crise social e econômica. A percepção dos estudantes em relação à função social da pós-graduação apresenta indicadores para problematizar a permanência e conclusão em cursos de pós-graduação, tais como a motivação, realização pessoal e perspectiva profissional.
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