A identidade da Educação Física em suas interfaces com as ciências humanas e naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50098

Palavras-chave:

Epistemologia, Ciências humanas, Ciências naturais

Resumo

O problema que resultou no desenvolvimento desta pesquisa foi a instauração da crise epistemológica de identidade da disciplina Educação Física, amplamente documentada, sobretudo a partir da década de 1980 no Brasil. A relevância do estudo consiste em apresentar uma possível solução para a referida crise, conquanto se reconheça que a proposta não exaure o debate. O objetivo central do ensaio é compreender a afirmação da identidade da Educação Física em suas interfaces com as ciências humanas e naturais e alguns desdobramentos desta compreensão. A pesquisa se caracteriza por sua natureza teórica e, nesse sentido, empregou, como procedimento metodológico e técnicas de levantamento dos dados, fichamentos sistemáticos de fontes teórico-bibliográficas consagradas sobre o tema da pesquisa. Apontando-se a perspectiva da necessidade do cultivo de um pluralismo de posições teóricas, propôs-se como resultado que a identidade da Educação Física fosse compreendida como área de conhecimento de natureza aplicada a diversos campos de intervenção profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Dias Avanço, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Paraíso do Sul

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Área de atuação: educação física na educação básica e ensino superior.

Referências

BETTI, Mauro.; Zuliani, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, ano 1, n. 1, pp. 73-81, 2002. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1363 Acesso em: 15/01/2025.

BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 3. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. Epistemologia da educação física brasileira: (re)descrições da atividade epistemológica no século XXI. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 26, 2020, pp. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.100551

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARINHO, Vitor. Educação física humanista. 2. ed. Rio de Janeiro: Shape, 2010.

MATTAR, J.; RAMOS, D. K. Metodologia da pesquisa em educação: abordagens qualitativas, quantitativas e mistas. São Paulo: Edições 70, 2021.

PRIGOGINE, Ilya. Ciência razão e paixão. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

REPPOLD FILHO, Alberto. Reinaldo. “Campo de estudos do movimento humano”: a Educação Física em busca da identidade académica. In: TOJAL, João. (org.). Epistemologia da educação física. Lisboa: Instituto Piaget, 2010.

SANTIN, Silvino. Educação física: ética, estética e saúde. Porto Alegre: Edições Est, 1995.

SANTIN, Silvino. Reflexões filosóficas sobre a educação física. In: SANTIN, Silvino. Educação física: uma abordagem filosófica da corporeidade. 2. ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

SÉRGIO, Manuel. Motricidade humana: um paradigma emergente. Blumenau: FURB, 1995.

SOARES, Carmen Lucia. Educação física: raízes europeias e Brasil. 5. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2012.

TANI, Go. Ensaios em educação física. São Paulo: Blucher, 2023.

TERRA, Walter Ribeiro; TERRA, Ricardo Ribeiro. Filosofia da ciência: fundamentos históricos, metodológicos, cognitivos e institucionais. 1ª reimp. São Paulo: Contexto, 2024.

TOJAL, João. (org.). Epistemologia da educação física. Lisboa: Instituto Piaget, 2010.

VAZ, Alexandre Fernandez. Metodologia da pesquisa em educação física: algumas questões esparsas. In: BRACHT, Valter; CRISÓRIO, Ricardo. (coords.) A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2003.

Downloads

Publicado

2025-12-19