Letramento acadêmico e políticas de permanência para estudantes indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49870

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Políticas de permanência, Estudantes indígenas

Resumo

As políticas públicas de acesso ao ensino superior brasileiro viabilizaram o início da democratização institucional, contudo, por mais eficientes que sejam, não têm impedido a evasão escolar, pois as políticas de permanência vigentes não conseguem atender a todas as demandas dos alunos. A partir desse problema, temos como objetivo discutir as contribuições das políticas de letramento para graduandos minorizados, identificando seus aspectos e evidenciando seu papel na promoção da justiça epistêmica. Em paralelo, analisaremos o curso de extensão “Monografia e autoria indígena: encontros e desencontros na interculturalidade”, que ocorreu no âmbito do IFRN, em 2022. Desse modo, metodologicamente, a pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, com dados extraídos do curso de extensão. Esses dados evidenciam que a perspectiva social dos letramentos, o respeito aos saberes locais, a atenção aos multiletramentos e a ênfase em construções autorais e críticas são essenciais para políticas de letramento acadêmico.

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Biografia do Autor

Dayveson Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor e mestre em Estudos da Linguagem, especialista em Literatura Afro-Brasileira e graduado em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e especialista em Literatura e Ensino, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), onde também é professor efetivo de Língua Portuguesa e Literaturas. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: letramentos, especialmente o indígena, o acadêmico e o literário; gêneros textuais/discursivos; ensino-aprendizagem de língua materna; e literaturas indígena e africanas de língua portuguesa.

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Publicado

2025-12-05