Envolvimento em bullying na adolescência

prevalência, papéis e variáveis demográficas associadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50316

Palavras-chave:

Bullying, Adolescência, Escola

Resumo

Há evidências na literatura científica de que o bullying se associa a impactos negativos na saúde mental de adolescentes. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os papéis assumidos no bullying e investigar sua relação com variáveis demográficas no período da adolescência. Contou-se com a participação de 428 estudantes (M = 14,40; DP = 2,12) de turmas do sexto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de uma cidade de Minas Gerais. Foram utilizados o Questionário de Bullying de Olweus - versões agressor e vítima - e o Questionário de Bullying de Olweus - versão testemunha, que apresentaram consistências internas adequadas. Identificou-se que 46,26% deles se envolveram diretamente com bullying no período analisado, mais especificamente como vítima-agressora (22,66%), vítima (15,89%) ou agressor (7,71%). Além disso, mais de ¾ (76,17%) testemunharam essa forma de agressão na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Stofel dos Santos Itaborahy, Universidade Federal de Juiz de Fora

Psicóloga formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestranda em Psicologia na mesma instituição, na linha de Desenvolvimento Humano. Atua na área de Desenvolvimento Humano, com interesse em inteligência emocional.

Rosimeire Aparecida Neto, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Doutoranda em Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Inclusão Escolar. Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei/MG. Especialista em Psicologia do Desenvolvimento Humano (UFJF); Especialista em Saúde Mental (UFJF); Especialista em Terapia Cogitivo-Comportamental e em Neuropsicologia (NEISME/JF). Psicóloga da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2003, atuando no Colégio de Aplicação João XXIII.

Irene Duarte de Souza, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Enfermeira no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Saúde Coletiva pela UFJF. Possui Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela UFJF. Atua na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva.

Juliana Macedo Lopes, Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Nutricionista no Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutora em Ciências Biológicas, com ênfase em Bioquímica Metabólica e Fisiológica, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Saúde e Nutrição pela UFOP e graduada em Nutrição pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atua nas áreas de Bioquímica Metabólica e Nutrição, com interesse em metabolismo de lipídeos, estresse oxidativo, frutos nativos brasileiros e nutrição escolar.

Referências

AL ALI, Nahla; QASEM, Islam Osmar; ALDWAIKAT, Tariq. Examining the impact of a school-based bullying education program on students' knowledge of bullying, bullying behavior, and self-esteem. Journal of School Health, v. 95, n. 6, p. 456-463, 2025. DOI: https://doi.org/10.1111/josh.13345

AZEREDO, Catarina Machado; BARBOSA, Thaís Santos; SÁ, Dayana Sampaio de; PERES, Maria Fernanda Tourinho; THEMBISILE, Lungi; SCHILITHZ, Arthur de Oliveira Campos; MENEZES, Greice; LEITE, Iracema Mattos de; THEODORO, Hellem; MOURA, Lidiany Silva de; VIEIRA, Leandro Junqueira de Souza; SILVA, Dandara Haquim da; EVANGELISTA, Kamila Azevedo da; RIBEIRO, Hudson Pacífico da Silva. Associação entre violência comunitária, desordem e ambiente escolar com bullying entre adolescentes escolares em São Paulo, Brasil. Journal of Interpersonal Violence, v. 38, n. 3–4, p. 2432–2463, 2023. DOI: 10.1177/08862605221139779

BOLZAN BERLESE, Daniela; BRUM, Carolina Nunes; SILVA, Jeferson; PIZETTA, Adriana; PACHECO, Jorge Tadeu de Ramos. Bullying e violência social: Vivência de adolescentes obesos. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, v. 15, n. 1, p. 491–503, 1 jan. 2017.

GARCIA CONTINENTE, Xavier; PÉREZ GIMÉNEZ, Aina; NEBOT ADELL, Manel. Factores relacionados con el acoso escolar (bullying) en los adolescentes de Barcelona. Gaceta Sanitaria, v. 24, n. 2, p. 103–108, mar. 2010.

GONÇALVES, Flávia Gomes. Bullying em adolescentes: validade de constructo do questionário de bullying de Olweus e associação com habilidades sociais. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/118329. Acesso em: 12 set. 2025.

HAN, Zhuo-Ying; LIU, Yu-Jun; LI, Xiao-Lin; LIU, Yu-Ping; ZHONG, Bao-Liang. School bullying and mental health among adolescents. Frontiers in Public Health, v. 13, art. 11982999, 2025. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2025.11982999

IBM CORP. IBM SPSS Statistics for Windows. Version 28.0 [software]. Armonk, NY: IBM Corp., 2021.

IGHAEDE-EDWARDS, Isabella Gift; LIU, Xiaoqun; OLAWADE, David Babatunde; LING, Jonathan; ODETAYO, Aderonke; DAVID-OLAWADE, Aanuoluwapo Christiana. Prevalence and predictors of bullying among in school adolescents in Nigeria. Journal of Taibah University Medical Sciences, v. 18, n. 6, p. 1329 1341, 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jtumed.2023.05.009

ITABORAHY, Ana Cristina Stofel dos Santos; GONÇALVES BARBOSA, Altemir José. Inteligência emocional e bullying na adolescência. SciELO Preprints, 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/scielopreprints.12829

JASP TEAM. JASP. Version 0.17 [software]. [s. l.]: JASP, 2023. Disponível em: https://jasp-stats.org/. Acesso em: 4 set. 2025.

JIA, Wen; HUANG, Chenyang; HU, Nan; CAI, Dongming. The association between school bullying and executive functions in children and adolescents: a three-level meta-analysis. Journal of Adolescence, [s. l.], v. 96, n. 8, p. 1713–1726, 2024. DOI: https://doi.org/10.1002/jad.12397.

LEE, Talisha; CORNELL, Dewey Gibbon. Concurrent validity of the Olweus Bully/Victim Questionnaire. Journal of School Violence, v. 9, n. 1, p. 56-73, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/15388220903185613

LEMBO, Victoria Maria Ribeiro; SANTOS, Manoel Antônio dos; FEIJÓ, Manuella Cana Brasil; ANDRADE, André Luiz Monezi; ZEQUINÃO, Marcela Almeida; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de. Revisão sobre Características de Meninos e Meninas que Praticam Bullying Escolar. Psicologia: Teoria e Prática, 25(3), ePTPPE15019. São Paulo, SP, 2023. 0-6906 (on-line). DOI:https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPPE15019.pt

MACHADO, Aline L.; SANTOS, Carolina M.; FERREIRA, Luana P.; PEREIRA, Rodrigo V.; LIMA, Gabriela A. Associação entre variáveis da escola e do aluno que predizem o bullying e a violência escolar. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas e Comportamentais, v. 20, n. 3, p. 355–367, 2024. DOI: 10.5935/1678-2523.20240030

MALTA, Deborah Carvalho; SILVA, Marta Angélica Iossi; MALTA DE MELLO, Flávia Carvalho; MONTEIRO, Rosane Aparecida; SARDINHA, Luciana Monteiro Vasconcelos; CRESPO, Claudio; OLIVEIRA, Mércia Gomes de; DA COSTA, Marta Maria Alves da Silva; PORTO, Denise Lopes. Bullying in Brazilian schools: results from the National School-based Health Survey (PeNSE), 2009. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. suppl 2, p. 3065–3076, out. 2010.

MALTA, Deborah Carvalho; CAVALCANTE, Tarcisio de Oliveira; SANTOS, Natália Batista dos; FREITAS, Patrícia Costa; FERREIRA, Rodrigo Assis; PRADO, Ricardo Ribeiro; ASSUNÇÃO, Andréa Aparecida de Moura. Bullying among Brazilian adolescents: evidence from the National Survey of School Health, Brazil 2015 and 2019. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 25, supl. 2, e220016, 2022. Disponível em: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9647961/. Acesso em: 15 set. 2025.

MELLO, Fernanda Carolina Magalhães; MALTA, Deborah Carvalho; PRADO, Ronir Raggio Daroda; FARIAS, Mariane Silva; ALENCASTRO, Ludmila da Cunha de Souza; SILVA, Marta Angélica Iossi. Bullying e fatores associados em adolescentes da Região Sudeste segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 19, n. 4, p. 866-877, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-5497201600040015

MELLO, Fernanda Carolina Magalhães; SILVA, Jorge Luiz de; OLIVEIRA, Wânia Aparecida de; PRADO, Ronir Raggio Daroda; MALTA, Deborah Carvalho; SILVA, Marta Angélica Iossi. A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, n. 9, p. 2939-2948, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232017229.12762017

MENKEN, Miriam; ISAIAH, Amal; LIANG, Huajun; RIVERA, Pedro Rodriguez.; CLOAK, Christine; REEVES, Gloria; LEVER, Nancy; CHANG, Linda. Peer victimization (bullying) on mental health, behavioral problems, cognition, and academic performance in preadolescent children in the ABCD Study. Frontiers in Psychology, [s. l.], v. 13, e925727, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.925727

MIDGETT, Aida; DOUMAS, Diana M. Witnessing Bullying at School: The Association between Being a Bystander and Anxiety and Depressive Symptoms. School Mental Health, v. 11, n. 3, p. 454-463, set. 2019. DOI: 10.1007/s12310-019-09312-6.

NAGATA, Jason; SHIM, Joan; BALASUBRAMANIAN, Priyadharshini; LEONG, Alicia; SMITH-RUSSACK, Zacariah; SHAO, Iris. Cyberbullying, mental health, and substance use experimentation among early adolescents: a prospective cohort study. The Lancet Regional Health–Americas, 46, 101002. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanam/article/PIIS2667-193X(25)00012-2/fulltext

NETO, Waldemar Brandão; LIMA, Taislane Gomes de; SILVA, Williams Pierre Moura da; VERÍSSIMO, Ana Virgínia Rodrigues; OLIVEIRA, Wanderlei Aabadio de; AQUINO, Jael Maria de; SILVA, Giselia Alves Pontes da; MONTEIRO, Estela Maria Leite Monteiro. Victimización por bullying y sentido de comunidad escolar: prevalencia y factores associados. Avances en Enfermería, Bogotá, v. 41, n. 2, e105071, 2023. DOI: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v41n2.105071. Disponível em: https://doi.org/10.15446/av.enferm.v41n2.105071. Acesso em: 4 set. 2025.

REISEN, Andressa; GOMES, Daiene Rosa; VIANA, Maria Carmen; SAROLI, Luciane Bresciani; NETO, Edson Theodoro dos Santos. Associação entre bullying, adversidades na infância e capital social na adolescência tardia. Ciência & Saúde Coletiva, v. 29, n. 7, p. 1–12, 2024. DOI: 10.1590/1413-81232024297.04012024

OLWEUS, Dan. Bullying in schools: Facts and intervention. Kriminalistik, [s. l.], v. 64, n. 6, p. 351–361, 2010.

OLWEUS, Dan. Cyberbullying: An overrated phenomenon? European Journal of Developmental Psychology, v. 9, n. 5, p. 520–538, 2012. DOI: 10.1080/17405629.2012.682358

OLWEUS, Dan. The Revised Olweus Bully/Victim Questionnaire. Research Center for Health Promotion (HEMIL Center), University of Bergen, 1996.

PIGOZI, Pamela Lamarca; MACHADO, Ana Lúcia. Bullying na adolescência: visão panorâmica no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 11, p. 3509–3522, nov. 2015. DOI: 10.1590/1413-812320152011.05292014

ROCHA, Rafael Gomes da; SILVA, Jucileide Braga da; SILVA, Jeane Barros da. Revisão sobre características de meninos e meninas que praticam bullying escolar. Revista Psicologia: Ciência e Profissão, v. 43, n. 3, p. 1-16, 2023. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872023000300401. Acesso em: 15 set. 2025.

SALMIVALLI, Christina. Bullying prevention in adolescence: solutions and new challenges from the past decade. Journal of Research on Adolescence, v. 31, n. 3, p. 658–676, 2021. DOI: 10.1111/jora.12688

SANTOS, Jalber Almeida dos; CABRAL-XAVIER, Alidianne Fábia; PAIVA, Saul Martins; CAVALCANTI CAVALCANTI, Alessandro Leite. Prevalência e Tipos de Bullying em Escolares Brasileiros de 13 a 17 anos. Revista de Salud Pública, v. 16, n. 2, p. 173–183, 1 mar. 2014.

SILVA, Aline Natalia; MARQUES, Emanuele Souza; PERES, Maria Fernanda Tourinho; AZEVEDO, Catarina Machado. Tendência de bullying verbal, violência doméstica e envolvimento em brigas com armas entre adolescentes das capitais brasileiras de 2009 a 2015. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, n. 11, e00152818, 2019. DOI: 10.1590/0102-311X00152818.

SILVA, Cíntia Santana; VILELA, Elaine Meire; OLIVEIRA, Valéria Cristina de. Bullying nas escolas públicas e privadas: os efeitos de gênero, raça e nível socioeconômico. Educação & Pesquisa, São Paulo, v. 50, p. 1-19, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450264614por

SILVA, Jorge Luiz da; OLIVEIRA, Walmir Alves de; CARLOS, Débora Maria; LIZZI, Edilene Aparecida da Silva; ROSÁRIO, Roseli; SILVA, Maria Aparecida Ignácio da. Intervenção em habilidades sociais e bullying. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 3, p. 1150–1156, 2018. DOI: 10.1590/0034-7167-2017-0151

SOLAS-MARTÍNEZ, Jose Luis; DE LA TORRE-CRUZ, Manuel; RUSILLO-MAGDALENO, Alba; MARTÍNEZ-LÓPEZ, Emilio. Bullying and cyberbullying are associated with low levels of cognitive and metacognitive learning strategies in adolescents. Frontiers in Psychology, v. 16, art. 1569400, 2025. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2025.1569400

SOPRANI, Bruna da Silva; FORESTI, Nayara da Silva; RICARDO, Lorena Santos. Impactos e desafios do bullying no contexto escolar: uma revisão integrativa da literatura no campo da educação. Revista Foco, v. 17, n.5, 2024. DOI: 10.54751/revistafoco.v17n5-179.

UNESCO. Behind the numbers: ending school violence and bullying. Paris: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.unicef.org/media/66496/file/behind-the-numbers.pdf. Acesso em: 21 set. 2025.

VELOSO, Vanessa Rodrigues; OLIVEIRA, Walmir Alves de; CARLOS, Débora Maria; LIZZI, Edilene Aparecida da Silva; ROSÁRIO, Roseli; SILVA, Maria Aparecida Ignácio da. Vitimização por bullying e fatores associados em estudantes brasileiros com idade de 13 a 17 anos: estudo populacional. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, e200097, 2020. DOI: 10.1590/1980-549720200097

WANG, Jing; NANSEL, Tanja; IANNOTTI, Ronald. Cyber and Traditional Bullying: Differential Association With Depression. Journal of Adolescent Health, v. 48, n. 4, p. 415–417, abr. 2011.

YE, Zixiang; WU, Dongmei; HE, Xiaoyan; MA, Qin; PENG, Jianyan; MAO, Guoju; FENG, Lanling; TONG, Yuhao. Meta-analysis of the relationship between bullying and depressive symptoms in children and adolescents. BMC Psychiatry, v. 23, artigo 215, 30 mar. 2023. DOI: 10.1186/s12888-023-04681-4.

ZYCH, Izabela; TTOFI, Maria; Llorent, Vicente; FARRINGTON, David; RIBEAUD, Denis; EISNER, Manuel. A Longitudinal Study on Stability and Transitions Among Bullying Roles. Child Development, v. 91, n. 2, p. 527–545, 19 dez. 2018.

ZHAO, Na; YANG, Shenglong; ZHANG, Qiangjian; WANG, Jian; XIE, Wei; TAN, Youguo; ZHOU, Tao. School bullying results in poor psychological conditions: evidence from a survey of 95,545 subjects. Frontiers in Psychology, v. 15, 2024. DOI: 10.3389/fpsyg.2024.1279872.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Seção Especial: Celebrando os 60 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF