O gênero Conto de Terror e suas implicações em uma turma de 6º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46282

Palavras-chave:

Literatura. Oralidade. Conto de terror.

Resumo

O presente relato objetiva apresentar uma experiência com o gênero conto de terror, em uma turma de 6º ano, de uma escola da rede privada de ensino, no estado de Minas Gerais, no segundo semestre do ano de 2023. Por meio de uma sequência de seis aulas, o gênero foi didatizado junto aos estudantes, a fim de que eles pudessem produzir, ao final das atividades, um conto de terror, em formato de vídeo. Como resultado, os discentes puderam se apropriar do gênero em questão, desenvolvendo competências linguístico-discursivas de leitura, escrita e oralidade, além de competências próprias para uma produção audiovisual que se alinhasse aos propósitos comunicativos do gênero conto de terror.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Junior da Silva Castro, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em Linguística pela UFC, mestre em Educação pela UFJF, especialista em Língua Portuguesa pela UFMG e graduado em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela UFJF. É membro dos grupos de pesquisa Linguagem, Ensino e Práticas Sociais (UFJF);  Educação, Linguagem e Heterogeneidade (UFPE) e Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (UFC), além de integrar o Centro de Estudos em Educação e Linguagem - (CEEL/UFPE) e o Laboratório Brasileiro de Oralidade, Formação e Ensino - (LABOR).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011. p. 171-193.

CARVALHO, José Ricardo. O fantástico no gênero conto de terror. - Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 35, jan-jun, p. 213-229, 2021.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Contexto, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez. 133p, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MAUPASSANT, Guy de. Contos Fantásticos – O Horla & outras histórias / tradução José Brum – Porto Alegre. Editora L&PM, 1997.

POE, Edgar Allan. O retrato oval. Trad. Antônio Carlos Vilela. São Paulo: Melhoramentos, 2006

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2024-12-21

Edição

Seção

Relatos