Explorando operações básicas com o Boliche Matemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45847

Palavras-chave:

Operações básicas, Ação de intervenção, Boliche Matemático

Resumo

O presente relato apresenta uma ação de intervenção com o jogo Boliche Matemático, realizada pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Campus  de Araguaína, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Matemática coordenado pelo professor Dr. Adriano Fonseca, junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, das escolas-campo: Escola Estadual Norte Goiano e Escola Estadual Marechal Rondon, ambas no município de Araguaína/TO. Esta ação teve como objetivo principal abordar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes nas operações aritméticas fundamentais, com exceção da divisão. Por conseguinte, relatamos nossas experiências e expectativas durante o planejamento, elaboração e aplicação do jogo nos dois momentos em que foi realizada, bem como sobre a tendência de Jogos no Ensino de Matemática de maneira a contribuir com a produção de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Silvério da Silva Celedonio, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Educadora da Rede Estadual de Ensino do Estado do Tocantins, atuante na Escola Estadual Marechal Rondon, nas áreas de Matemática , Física e Química, desde janeiro de 2009 até a presente data. Especialista em Educação com Ênfase em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin- Faceted. Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins- UFT. Tem experiência na área de Matemática, com Ênfase em Educação Matemática. Supervisora do Projeto PIBID de Maio 2014 à Maio de 2018. Preceptora do Programa Residência Pedagógica - CAPES de Agosto de 2018 a Dezembro de 2019. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Curso de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- PPGecim da Universidade Federal do Tocantins- UFT, Câmpus de Araguaína- Tocantins. Integrante do Grupo de Estudo e de Pesquisa em Sistemas Socioculturais de Educação Matemática (SISMAT), desde 2019.

Domingos Silva Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Sou discente do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Atualmente, estou dedicado(a) ao aprimoramento dos meus conhecimentos e habilidades na área, buscando uma formação sólida e abrangente. Ao longo do curso, tenho participado ativamente de atividades acadêmicas, destacando meu comprometimento com o aprendizado e o desenvolvimento contínuo.

Lays White dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UNIFACEMA). Trabalhou como Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) no IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atualmente está cursando Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

BORIN, Júlia. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de

matemática. 3.ed. São Paulo: IME/USP, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CEB/CNE, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 28.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA 2022: resultados. Brasília: INEP/MEC, 2023. Disponível em https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2022/apresentacao_pisa_2022_brazil.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024

DESSOY, Ana Paula. et al. Movimentando-se com a Matemática (Cap. 1). In: DULLIUS, Maria Madalena. (org.). Brincando e aprendendo matemática. Lajeado: Ed. da Univates, 2015. p. 9-32. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/143/pdf_143.pdf. Acesso em: 31 ago. 2024

FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria. Uma Reflexão Sobre o Uso de Materiais Concretos e Jogos no Ensino da Matemática. SBEM. Texto extraído do Boletim da SBEM-SP, n. 7, de julho-agosto de 1990.

FONSECA, Adriano; SOUZA, Janderson Vieira. O material dourado no ensino e aprendizagem da Matemática: uma experiência conjunta com professores(as) de Matemática. In: FONSECA, Adriano.; SOUZA, Janderson Vieira. (orgs.). Laboratório de Ensino de Matemática: experimentos e discussões na formação de professores de matemática. Palmas: UFT/EDUFT, 2016. p. 105-122.

MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. 2 ed., 1 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

SANT'ANA, Vinícius Borovoy; MENDONÇA, Roberta dos Santos. Os jogos como estratégia de ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 42, 31 de outubro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/42/os-jogos-como-estrategia-de-ensino-da-matematica-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental. Acesso em: 31 ago. 2024

Downloads

Publicado

2024-11-18

Edição

Seção

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação