Utilização da impressão 3D no ensino de isomeria espacial
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45813Palavras-chave:
Educação básica, Modelagem molecular, Estratégia didática.Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar uma estratégia didática que utiliza modelagem e impressão 3D de moléculas para o ensino de isomeria. O processo de criação das moléculas envolveu o uso de softwares como MolView, Open Babel, Blender 3D e Ultimaker Cura. Os modelos impressos foram aplicados em uma turma do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Belém/PA e, previamente, avaliados por professores de Química atuantes em escolas públicas. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que os modelos impressos apresentaram alta qualidade e foram eficazes no ensino da isomeria espacial, evidenciando o potencial da utilização das moléculas nesse contexto. Em síntese, o uso de modelos 3D para o ensino de isomeria espacial pode ser caracterizado como uma alternativa metodológica importante quando abordada de maneira lógica, integradora e articulada, pois possibilita a visualização prática dos conceitos teóricos de um conteúdo abstrato e complexo como a isomeria espacial. Assim, o estudo evidencia o potencial didático da utilização da impressão 3D como recurso pedagógico, demonstrando que essa tecnologia facilita a visualização e a compreensão dos conceitos teóricos de isomeria espacial.
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