O uso integrado de experimentação e de histórias em quadrinhos para o ensino de Termoquímica no contexto do PIBID

Autores

  • Brenda Letícia da Silva Leite Universidade do Estado do Pará
  • Alan Moreira dos Santos Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, Brasil
  • Ronilson Freitas de Souza Universidade do Estado do Pará https://orcid.org/0000-0002-0463-8584
  • Lucicleia Pereira da Silva Professora da Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5311-2407

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45404

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, Sequência didática, Ensino e aprendizagem

Resumo

esse estudo, o objetivo foi avaliar o uso combinado de experimentação e de histórias em quadrinhos (HQ), em relação à aprendizagem dos discentes sobre os conceitos de Termoquímica. Para tanto, foi implementada uma sequência didática com três etapas para abordar os conceitos de calor e temperatura, de quantidade de calor, de entalpia e variação de entalpia, de tipos de sistemas, de reações de combustão e de transferência de energia integradamente. A sequência incluiu aula teórica, experimentação demonstrativa e construção de diálogos de uma HQ, para ilustrar o experimento “Chama fria”. Participaram da pesquisa 30 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Belém/PA. Os dados para análise foram coletados, por meio de um formulário em escala Likert, com justificativas para as assertivas, aplicado após a intervenção. Os percentuais de níveis de concordância foram calculados e as justificativas, interpretadas à luz da Análise Textual Discursiva. Diante disto, observou-se que o uso de estratégias didáticas associadas incentivou a participação ativa dos alunos, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades, que auxiliaram sobremaneira na compreensão e na construção do conhecimento, fortalecendo o interesse dos alunos pelo estudo da Química.

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Biografia do Autor

Brenda Letícia da Silva Leite, Universidade do Estado do Pará

Graduada em licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, Brasil.

Alan Moreira dos Santos, Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, Brasil

Graduado em licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Pará, Belém/Pará, Brasil.

Ronilson Freitas de Souza, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Química. Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil. Desenvolve pesquisas sobre o ensino de Química, com foco na tendência pedagógica da modelagem e no uso de impressão 3D. Também investiga a inclusão no ensino de Química, com ênfase em práticas acessíveis para pessoas com deficiência visual.

Lucicleia Pereira da Silva, Professora da Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, Brasil

Doutora em Ciências Ambientais. Professora do Centro de Ciências Sociais e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), Belém, Pará, Brasil. Suas pesquisas enfocam estratégias para o ensino de Ciências/Química, com ênfase no ensino por investigação, metodologias ativas e educação ambiental, alinhadas à perspectiva dialógica problematizadora de Paulo Freire.

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Publicado

2024-09-27

Edição

Seção

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação

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