Ensino de Ciências e alfabetização científica com Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas
Agrotóxicos na Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45793Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Intervenção didática, Agrotóxico, Ensino de Ciências. AmazôniaResumo
O artigo analisa as possíveis contribuições de uma intervenção didática, baseada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), focada nos impactos ambientais causados por agrotóxicos na Amazônia paraense, com uma discussão voltada para os indicadores de Alfabetização Científica (AC). A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando um estudo de caso, e emprega como instrumentos de coleta de dados a ficha de monitoramento ABRP e o diário de campo. Os dados foram analisados no contexto dos indicadores de AC. A partir dos registros escritos dos alunos, foram identificados esses indicadores, o que sugere que a intervenção didática contribui de maneira significativa para esse aspecto educacional. Dessa forma, a intervenção esclarece aos alunos os malefícios causados ao meio ambiente pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, destacando a importância de utilizá-los de forma correta e responsável, respeitando as normas de segurança.
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