Ensino de Ciências e alfabetização científica com Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas

Agrotóxicos na Amazônia Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45793

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas, Intervenção didática, Agrotóxico, Ensino de Ciências. Amazônia

Resumo

O artigo analisa as possíveis contribuições de uma intervenção didática, baseada na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), focada nos impactos ambientais causados por agrotóxicos na Amazônia paraense, com uma discussão voltada para os indicadores de Alfabetização Científica (AC). A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, utilizando um estudo de caso, e emprega como instrumentos de coleta de dados a ficha de monitoramento ABRP e o diário de campo. Os dados foram analisados no contexto dos indicadores de AC. A partir dos registros escritos dos alunos, foram identificados esses indicadores, o que sugere que a intervenção didática contribui de maneira significativa para esse aspecto educacional. Dessa forma, a intervenção esclarece aos alunos os malefícios causados ao meio ambiente pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, destacando a importância de utilizá-los de forma correta e responsável, respeitando as normas de segurança.

 

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Biografia do Autor

Deivison Ferreira Oliveira, Universidade Do Estado do Pará

Possui graduação em Pedagogia e graduação em Letras - Língua Portuguesa, Especialista em Alfabetização e Letramento; Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho. Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Moju - PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica (Anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos.

Mariele da Silva Gomes, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Física, 2015, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CNPq/UFAM, 2012-2014. É especialista em Técnologias Digitais Aplicadas à Educação, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci,2021. Atualmente é professora de Física na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino ( SEDUC-AM) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). 

Ronilson Freitas de Souza, Universidade Do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química, mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e docente permamente do Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Atuando em atividades de ensino na área de Química e Ensino de Ciências. Pesquisa sobre alternativas potencialmente inovadoras como, por exemplo, os projetos interdisciplinares na educação básica para favorecer o processo de ensino-aprendizagem em ciências da natureza, além de estudar sobre produtos e/ou processos que contribuam para a difusão e popularização de conhecimentos. Contatos pelo e-mail: ronilson@uepa.br.

José Fernando Pereira Leal, Universidade Do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (2008), mestrado em Física pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade do Estado do Pará e docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará. Possui experiência e desenvolve pesquisa na área de Física, com ênfase em Estrutura Eletrônica de Moléculas, e, ensino de Física em sistema fotovoltaico, robótica educacional e Asttronomia.

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Publicado

2024-11-24

Edição

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Artigos