Formação docente em sala de aula invertida

uma abordagem CTS conjugada à robótica educacional no ensino de física em contexto amazônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46184

Palavras-chave:

Formação Docente, Sala de Aula Invertida, Desafios na Educação

Resumo

O cenário desafiador da educação exige alternativas que proporcionem aprendizagens significativas e relevantes para os estudantes. Nesse contexto, o uso de ferramentas tecnológicas, como a robótica, aliado à abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, pode gerar impactos sociais, científicos e tecnológicos por meio de uma aprendizagem interativa e contextualizada, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. Este estudo busca analisar as contribuições de uma formação docente em Sala de Aula Invertida aplicada a graduandos de um curso de licenciatura em Física em um contexto amazônico. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, utiliza procedimentos de pesquisa-ação e coleta dados por entrevistas, questionários e observação sistemática, analisados com base na metodologia de Bardin. Os resultados indicam que a proposta é uma estratégia eficaz para engajar estudantes em formação docente e superar desafios educacionais, promovendo um ambiente de ensino mais participativo e colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Claudio Ferreira de Souza, Seduc - Secretaria de Educação do Estado do Pará

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA).

 

 

Brenda Kerollyn Ferreira Sampaio, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Pará.

 

 

Ana Beatriz Nascimento da Silva , Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade do Estado do Pará.

 

José Fernando Pereira Leal, Universidade do Estado do Pará

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA). 

Referências

ASSIS, Flávia Cristina de Araújo Santos; SILVA, Joselma; COSTA, Ramon Gomes. O uso de repositórios educacionais e a prática docente no contexto do ensino remoto. Revista Devir Educação, Lavras-MG. Edição Especial, p. 430 - 449, 2021. Disponível em: <https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/473>. Acesso em: 30 jun. 2023.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BNDES, 2020. Fundo Amazônia: Relatório de Atividades 2020. Rio de Janeiro: BNDES, 2020. Disponível em: <https://web.bndes.gov.br/bib/jspui/bitstream/1408/21061/3/Fundo%20Amaz%C3%B4nia_ RA_2020_port_jun_2021.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2018.

CAVALCANTE, Marisa Almeida.; RODRIGUES,Thais Tokashiki Tavares; BUENO, Darlene Andrea. Controle remoto: princípio de funcionamento (parte 1 de 2). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 554- 565, 2013. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2013v30n3p554>. Acesso em: 12 nov. 2023.

DA SILVA PONTES, Paulo Ricardo; VICTOR, Valcí Ferreira. Robótica educacional: uma abordagem prática no ensino de lógica de programação. Revista Sítio Novo, v. 6, n. 1, p. 57-71, 2022. Disponível em: <https://sitionovo.ifto.edu.br/index.php/sitionovo/article/view/1074/0>. Acesso em: 12 nov. 2023.

DE OLIVEIRA, David Gentil; RIBEIRO, Flávia De Cássia Martins; ALBUQUERQUE, Márcia Cristina Palheta; FONSECA, Wellington Da Silva. Robótica pedagógica na amazônia - aprendizagem significativa e conectividade na educação 4.0. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/57203>. Acesso em: 16 mar. 2023.

DE OLIVEIRA, Esteves Fernandes; LIMA, Maria Consuelo Alves. A. O ensino de Física e a Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade em publicações nacionais na área de ensino. Revista REAMEC, Cuiabá/MT, v. 11, n. 1, e23069, 2023. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/16489>. Acesso em: 26 abr. 2024.

DE MELO, Waisenhowerk Vieira; BIANCHI, Cristina dos Santos. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 43 – 59, 2015. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1946>. Acesso em: 12 abr. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FERNANDES, Richard Fernandes; SANT’ANA, Alex Sandro Coitinho. O ensino de robótica educacional por meio de metodologias ativas: o olhar da fenomenologia para os desafios e possibilidades na prática pedagógica do professor. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 12, p. 347 - 371, 2021. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4835>. Acesso em: 14 abr. 2024.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: volume 2: gravitação, ondas e termodinâmica. 10ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2016a.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física: volume 3: Eletromagnetismo. 10ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2016b.

KRASILCHIK, Myriam. Reforma e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 1, p. 85-92, 2000. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/spp/a/y6BkX9fCmQFDNnj5mtFgzyF/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 23 dez. 2023.

LACERDA, Nília Oliveira Santos; STRIEDER, Roseline Beatriz. Educação CTS e Formação de Professores: Dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.9, n.25, p.110-126, 2019. Disponível em:

<https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11015>. Acesso em: 12 mai. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde (13ª Ed). São Paulo, SP: Editora Hucitec, 2013.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2 ed. rev. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, suppl. 1, e20200451, 2021. Disponível em:

<https://www.scielo.br/j/rbef/a/xpwKp5WfMJsfCRNFCxFhqLy/?lang=pt>. Acesso em: 12 mai. 2024.

MOREIRA, Michele Paulino Carneiro; ROMEU, Mairton Cavalcante; ALVES , Francisco Regis Vieira; SILVA, Francisco Roberto Oliveira da. Contribuições do Arduino no ensino de Física: uma revisão sistemática de publicações na área do ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 721-745, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2018v35n3p721>. Acesso em: 16 mar. 2023.

MORELATO, Leandro de Almeida; NASCIMENTO, Ramiz Augusto de Oliveira; D’ABREU, João Vilhete Viegas; BORGES, Marcos Augusto Francisco. Avaliando diferentes possibilidades de uso da robótica na educação. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 2, p. 80-96, 2010. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/11>. Acesso em: 10 abr. 2024.

MULTILÓGICA-SHOP, 2023. Arduino - Guia Iniciante. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2023.

NICOL, David J.; MACFARLANE-DICK, Debra. Formative assessment and self regulated learning: a model and seven principles of good feedback practice. Studies in Higher Education, v. 31, n. 2, p. 199-218, 2006. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03075070600572090>. Acesso em: 20 jun. 2023.

OLIVEIRA, Kenia Luiza Rabelo de; DA SILVA, Maria Aparecida de Faria; OLIVEIRA, Márcia; SCARPATI, Rayane; BATTESTIN, Vanessa. Formação Online de Professores em Robótica Educacional com Práticas no Simulador Tinkercad. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 5, n. especial, p. 92-105, 2022. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/359075362_FORMACAO_ONLINE_DE_PROFESSORES_EM_ROBOTICA_EDUCACIONAL_COM_PRATICAS_NO_SIMULADOR_TINKERCAD>. Acesso em: 06 abr. 2023.

PACCA, Jesuína Lopes de Almeida; Villani, Alberto. A formação continuada do professor de Física. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 57-71, 2018. Disponível em:

<https://www.scielo.br/pdf/ea/v32n94/0103-4014-ea-32-94-00057.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2023.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Revisão Integrativa. SANARE, Sobral - v. 15 n. 2, p. 145-153, 2016. Disponível em: <https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049>. Acesso em: 02 jan. 2023. PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Tradução Sandra Costa. - ed. rev. - Porto Alegre: Artmed, 2008, 224 p.

PUSTILNIK, Marcelo Vieira. Robótica educacional e aprendizagem: o lúdico e o aprender fazendo em sala de aula. 1ª ed., Curitiba: Editora CRV, 2018.

SANTOS, Fernanda Cordeiro; SOBRAL JUNIOR, Geraldo Alves. A Dimensão da Robótica Educacional Como Espaço Educativo. Dialogia, São Paulo, n. 34, p. 50-65, 2020. Disponível em:

<https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16715>. Acesso em: 10 fev. 2023.

SOUSA, Yuri Sá Oliveira. O Uso do Software Iramuteq: Fundamentos de Lexicometria para Pesquisas Qualitativas. Estud. pesqui. psicol., Rio de Janeiro, v. 21, n. spe, p. 1541-1560, 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/64034/40275>. Acesso em: 06 abr. 2024.

STUDART, Nelson. Inovando a Ensinagem de Física com Metodologias Ativas. Revista do Professor de Física,[S.I.] v. 3, n. 3, p. 1-24, 2019. Disponível em:

<https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/28857>. Acesso em: 03 abr. 2024.

VAZZI, Marcio Roberto Gonçalves De. O Arduíno e a Aprendizagem de Física: Um kit robótico para abordar conceitos e princípios do Movimento Uniforme. 2017. Dissertação (Mestrado em)- Universidade Estadual Paulista, Araraquara – São Paulo, 2017.

VILELA, Paulo Sergio Jesus; SOUSA, Regina Célia; ARANHA, Carolina Pereira; GUERINI, Silvete Coradi. Reflexões sobre a formação inicial de professores de Física na UFMA. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 11, n. 5, p. 261–280, 2020. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2540>. Acesso em: 6 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)