As Semanas da Matemática no contexto do PIBID

colaboração entre escola e universidade em prol da Educação Matemática dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45702

Palavras-chave:

Anos Finais do Ensino Fundamental, Diálogo, Escuta, PIBID, Educação Matemática

Resumo

O PIBID, política pública de grande relevância social, envolve estudantes de licenciatura, professores universitários e da escola pública, colaboradores da formação de professores e da melhoria da Educação Básica. Nesse contexto, este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre as experiências de licenciandos no planejamento e desenvolvimento das chamadas ‘Semanas da Matemática’ em uma escola pública. Como resultados, evidenciamos a capacidade dos licenciandos de inovar o ensino de Matemática, assim como as atividades desenvolvidas tornaram a aprendizagem mais dinâmica e incentivaram a participação ativa e o trabalho em equipe entre os licenciandos, coordenação do PIBID, professores e estudantes da escola. Essas iniciativas ajudaram a desmistificar a Matemática, apresentando-a como uma disciplina acessível e divertida.

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Biografia do Autor

Gabriela Piffer de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro.

Julia Citadine Pigati, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro.

Ana Paula dos Santos Malheiros, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro. Líder do grupo de pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM). Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Matemática.

Lucas Carato Mazzi, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Assistente Doutor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro. Vice-líder do grupo de pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM). Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Matemática.

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Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Dossiê PIBID