As Semanas da Matemática no contexto do PIBID

colaboração entre escola e universidade em prol da Educação Matemática dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45702

Palavras-chave:

Anos Finais do Ensino Fundamental, Diálogo, Escuta, PIBID, Educação Matemática

Resumo

O PIBID, política pública de grande relevância social, envolve estudantes de licenciatura, professores universitários e da escola pública, colaboradores da formação de professores e da melhoria da Educação Básica. Nesse contexto, este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre as experiências de licenciandos no planejamento e desenvolvimento das chamadas ‘Semanas da Matemática’ em uma escola pública. Como resultados, evidenciamos a capacidade dos licenciandos de inovar o ensino de Matemática, assim como as atividades desenvolvidas tornaram a aprendizagem mais dinâmica e incentivaram a participação ativa e o trabalho em equipe entre os licenciandos, coordenação do PIBID, professores e estudantes da escola. Essas iniciativas ajudaram a desmistificar a Matemática, apresentando-a como uma disciplina acessível e divertida.

Downloads

Biografia do Autor

Gabriela Piffer de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro.

Julia Citadine Pigati, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduanda do curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro.

Ana Paula dos Santos Malheiros, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professora Livre-Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro. Líder do grupo de pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM). Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Matemática.

Lucas Carato Mazzi, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Assistente Doutor do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus Rio Claro. Vice-líder do grupo de pesquisa Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática (DIEEM). Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Matemática.

Referências

RESWELL, John W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre, RS: Penso, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 69ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 2019a.

FREIRE, Paulo. Direitos Humanos e Educação Libertadora: gestão democrática na educação pública na cidade de São Paulo. São Paulo: Paz e Terra. 2019a.

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação (Unicamp), Campinas – SP, 2005.

MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia Silveira; PASSOS, Norimar Chrystina. 4 Cores, Senha e Dominó. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. 167p.

MENDES, Léia Laura de Souza; MONTEIRO, Edenar Souza; RIOS, Alessandra Cristina; HUFFEL, Roberta da Silva de Stefani; TEIXEIRA, Fabyane Akemi Nagasawa; LEITE, Danielle Augusta Amorim Pereira; SILVA, Flavia Mara Feitosa da. Estratégias de ensino-aprendizagem nas salas ambientes. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 3, 2022.

RODRIGUES, Marcio Urel. Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil. 2016. 541f. Tese (Doutorado em educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2016.

SANTOS, Daniela Batista; PEREIRA, Larissa Ferreira; SALES, Josiel Silva. PIBID: uma alternativa de potencializar a aprendizagem Matemática. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco - REVASF, vol. 10, n. 23, p. 414-440, 2020.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Plano de Ação das Escolas de Ensino Integral. São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

2024-11-05

Edição

Seção

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação