Metodologias de pesquisa com crianças

ferramentas didáticas que proporcionam vivências espaciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45517

Palavras-chave:

Metodologias de pesquisa com crianças, Teoria histórico-cultural., Ferramentas didáticas.

Resumo

Este texto é fruto de dois projetos de pesquisas realizados entre os anos de 2022 e 2023 em instituições da educação básica do estado do Rio de Janeiro. O que estes estudos carregam de semelhanças são o objetivo de registrar as variadas formas de espacialização da vida e suas relações com as ferramentas didáticas assumidas/produzidas com as crianças. Apoiados pelas teorias do campo da geografia da infância e dos conceitos da teoria histórico-cultural, desenvolvemos um tipo de metodologia de pesquisa que considerou a vivência do pesquisador de estar no campo de investigação com as crianças pequenas para propor qualquer nova situação social do desenvolvimento. Para isso, lançamos mão da pesquisa etnográfica e das ferramentas pedagógicas, globo terrestre e trabalho de campo, com a colaboração dos alunos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, respectivamente. Os dados, produzidos durante a investigação, foram compartilhados neste ensaio por meio de fotografias e da elaboração de um livro paradidático de geografia.

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Biografia do Autor

Daniel Luiz Poio Roberti, Universidade Federal Fluminense (UFF/IEAR)

Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e professor adjunto do Departamento de Geografia e Políticas Públicas do Instituto de Educação de Angra dos Reis (UFF/IEAR).

João Victor Costa de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação em Educação, Juiz de Fora, Brasil

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense no Instituto de Educação de Angra dos Reis - UFF/IEAR (2023). Atualmente é Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF), na linha de pesquisa: "Linguagens, Culturas e Saberes". Também é pós-graduando em Metodologia do Ensino de Geografia e pós-graduando em Educação Especial e Inclusiva pela UNIFACVEST. Iniciou suas pesquisas na área da educação a partir do Projeto de Residência Pedagógica - PIRP (2020-2022), onde atuou como voluntário no projeto. Foi bolsista de Iniciação à Docência no projeto "Geografia com Crianças: Materiais didáticos que protagonizam os saberes dos professores e alunos" (2023). Atua como professor de Geografia no Instituto São José - Colégio Salesiano Resende/RJ e professor voluntário de Geografia no Pré-Vestibular Cidadão (PVC) do Movimento Ética na Política em Volta Redonda/RJ (MEP-VR).

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Publicado

2024-10-30

Edição

Seção

Artigos