Educação inclusiva e formação de professores

uma análise das disciplinas oferecidas nas universidades

Autores

  • Ana Lisa Nishio Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios/RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6896-4231
  • Cíntia Chung Marques Correa Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis/RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3091-8942
  • Marcia Patrícia Barboza de Souza Membro do Núcleo de Gestão Pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais, Juiz de Fora/MG, Brasil
  • Jussara Cassiano Nascimento Adjunta e assessora pedagógica da divisão de ensino do Colégio Brigadeiro Newton Braga, Rio de Janeiro/RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0153-4103

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.44946

Palavras-chave:

Currículo, Educação Inclusiva, Formação docente

Resumo

O artigo tem o objetivo analisar a formação inicial de professores e a oferta de um currículo que contemple a educação inclusiva. A partir da nossa experiência nas práticas educacionais, partimos da hipótese de que os currículos dos cursos pesquisados podem não ofertar disciplinas que contemplem a teoria e a prática para desenvolver um trabalho pedagógico efetivo com estudantes com necessidades especiais. Buscamos, por meio de uma pesquisa qualitativa, analisar a matriz curricular dos cursos de Licenciaturas e Pedagogia. Concluímos que as matrizes curriculares dos cursos pesquisados, possuem poucas disciplinas que abordam o tema e podem não atender aos conhecimentos essenciais para os futuros professores atuarem com alunos em processo de inclusão.

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Biografia do Autor

Ana Lisa Nishio, Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios/RJ, Brasil

Doutora em Educação, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, possui graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino da Matemática e Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Desenvolve pesquisas nas áreas de EaD online, Tecnologias Digitais e Formação de professores. Autora de diversos artigos e livro publicado no Brasil e no exterior. Membro titular e Presidente do Conselho Municipal de Educação do município de Magé, no quadriênio 2022 a 2025

Cíntia Chung Marques Correa, Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis/RJ, Brasil

Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Vice-diretora do Centro de Teologia e Humanidades da UCP. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente.Linha em que desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis: Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas.

Marcia Patrícia Barboza de Souza, Membro do Núcleo de Gestão Pedagógica da Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais, Juiz de Fora/MG, Brasil

Mestrado e Doutorado em Educação, pela Universidade Católica de Petrópolis; Especialização em Pesquisa e Docência em Ensino Superior (CES-JF). Graduação em Letras pela UFJF. É professora de Língua Portuguesa na rede de ensino municipal e estadual de Juiz de Fora; atualmente compõe a equipe gestora de uma instituição pública municipal. Temas de interesse para estudos: formação continuada do professor de língua portuguesa; ensino de língua portuguesa; práticas docentes no ensino da língua, políticas curriculares, políticas educacionais.

Jussara Cassiano Nascimento, Adjunta e assessora pedagógica da divisão de ensino do Colégio Brigadeiro Newton Braga, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Pós-Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora pela Universidade Católica de Petrópolis. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Psicopedagoga e Supervisora Escolar. Especialista em Educação Infantil pela PUC/ RJ. Atuou como docente na rede pública de ensino desde a Educação Infantil ao Curso de Doutorado, na Cidade do Rio de Janeiro. Atuou como Professora do Colégio de Aplicação da UERJ e como Docente Substituta no Curso de Pedagogia da UERJ/Formação de Professores, tendo em sua trajetória docente, quarenta e sete anos de experiência. Atualmente é Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico em Escola Assistencial da Força Aérea Brasileira, ocupando o cargo de Assessora Pedagógica na Divisão de Ensino do Colégio Brigadeiro Newton Braga. Parecerista da Revista Espaço do Currículo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Currículo e Formação de Professores (GRUFOP), vinculado a Universidade Católica de Petrópolis. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas LER (Laboratório de Educação e República), na UERJ. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas e Saberes Docentes (GEPSAD), no Colégio Brigadeiro Newton Braga. Pesquisando principalmente os seguintes segmentos: Memória, História, Formação de Professores e Currículo nas Instituições Escolares.

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Publicado

2024-08-23