Gênero oral e argumentação
uma análise do livro didático 'Se Liga na Língua' no ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.43933Palavras-chave:
Educação profissional técnica e tecnológica, gênero oral, argumentaçãoResumo
O estudo examina a construção da capacidade argumentativa através do gênero oral, destacando a importância dessa modalidade para a comunicação e expressão dos discentes para a vida social e atuação no mundo do trabalho. Sem desvalorizar os gêneros escritos, a pesquisa buscou ressaltar a relevância dos gêneros orais no processo de ensino e aprendizagem da linguagem. Utilizou-se o livro didático (LD) “Se Liga na Língua” adotado pelo Instituto Federal do Tocantins como referência e por meio de entrevista com um professor de Língua portuguesa, avaliou-se a transposição didática desse livro nas declarações do docente sobre os conteúdos abordados na aplicação em sala de aula. Os resultados da análise indicam a necessidade de reformulação do LD, especialmente no que concerne à produção textual oral, evidenciando uma lacuna no foco em práticas de letramento oral argumentativo. Observou-se que, apesar das limitações do material didático, o professor realiza atividades que incentivam a oralidade e a argumentação. Enfim, o livro didático precisa ser revisado.
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