Percepção de estudantes sobre a aprendizagem na pandemia da covid-19 e implicações para o ensino remoto

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.38494

Keywords:

ensino remoto, práticas pedagógicas, percepções dos estudantes

Abstract

Este artigo aborda o ensino remoto, criado de modo emergencial nas escolas brasileiras, em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia de covid-19. Os sujeitos pesquisados foram estudantes de um curso técnico da rede pública, no interior de São Paulo. O objetivo foi analisar a percepção dos alunos acerca do ensino remoto e, a partir dessas percepções, propor práticas pedagógicas adequadas à nova realidade educacional mediada pelas tecnologias digitais de interação e comunicação. O aporte teórico e o caminho metodológico fundam-se nos estudos sobre percepção de estudantes e na metodologia para aulas remotas. As opiniões dos alunos foram coletadas a partir da aplicação de um questionário. Os dados revelam dificuldade de concentração e motivação. Como aspectos positivos, eles mencionam a economia de tempo e a praticidade de acesso às aulas assíncronas. No aspecto pedagógico, o destaque é a necessidade de ampliação da interação e do repertório didático-pedagógico-tecnológico dos professores.

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Regislene Dias de Almeida, Universidade de São Paulo

Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Profletras. Pesquisa em educação na rede pública de ensino.

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Published

2024-06-19