Infâncias nas imagens de "Central do Brasil"

Autores

  • Reinaldo José Lima Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Palavras-chave:

cinema, infâncias, educação

Resumo

O presente texto faz parte da tese intitulada "Cinema e Infância: Arte & Vida", produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, defendida em 2019. Tendo a relação estabelecida entre a criança espectadora do cinema e a paisagem cinematográfica, o texto apresenta uma parte da pesquisa que tem como questão central a investigação sobre os mecanismos que perpassam os processos de compreensão e apropriação da criança - espectadora do cinema - com a paisagem para ela apresentada e as possibilidades de representação dessa paisagem. Neste recorte a discussão toma como base o filme "Central do Brasil" dirigido por Walter Salles. Para este diálogo, foi utilizado a perspectiva histórico-cultural de Vigotski - principalmente no que se refere às estruturas infantis ligadas à imaginação e à criação - e a metodologia de pesquisa em educação inspirada nos pressupostos bakhtinianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reinaldo José Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF

Professor com formação em Pedagogia pela UCP (Universidade Católica de Petrópolis), Mestre em Educação pela UFF (Universidade Federal Fluminense) no campo Linguagem, Subjetividade e Cultura, Doutor em Educação pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) no campo Linguagem, Cultura e Saberes com complementação de estudos em Sociologia da Infância, no exterior (PDSE/2017) pela Universidade do Minho (Portugal), Pós-Doutorando em Semiótica do Cinema pela UFF (Universidade Federal Fluminense), pesquisador ligado ao Grupo ATOS UFF - Grupo Bakhtiniano de Estudos e Pesquisas. Supervisor Escolar da Secretaria de Educação do Município de Areal (RJ). Coordenador pedagógico de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Centro Educacional Canto de Criar e atualmente é Presidente do Conselho Municipal de Educação de Areal (RJ). Dialogo com temas como educação, formação de professores, linguagem, cinema, cultura, arte e infâncias.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BESSE, Jean-Marc Besse. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014.

MIGLIORIN, Cezar. Cinema e escola sob o risco da democracia. Dossiê: Cinema e Educação: uma relação sob a hipótese de alteridade. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 104-110, jan./jul., 2010.

PASOLINI, Pier Paolo. Diálogo com Pasolini: escritos (1957-1984). São Paulo: Nova Stella Editorial, 1986.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

2022-07-29