Infâncias nas imagens de "Central do Brasil"
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37253Palavras-chave:
cinema, infâncias, educaçãoResumo
O presente texto faz parte da tese intitulada "Cinema e Infância: Arte & Vida", produção do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, defendida em 2019. Tendo a relação estabelecida entre a criança espectadora do cinema e a paisagem cinematográfica, o texto apresenta uma parte da pesquisa que tem como questão central a investigação sobre os mecanismos que perpassam os processos de compreensão e apropriação da criança - espectadora do cinema - com a paisagem para ela apresentada e as possibilidades de representação dessa paisagem. Neste recorte a discussão toma como base o filme "Central do Brasil" dirigido por Walter Salles. Para este diálogo, foi utilizado a perspectiva histórico-cultural de Vigotski - principalmente no que se refere às estruturas infantis ligadas à imaginação e à criação - e a metodologia de pesquisa em educação inspirada nos pressupostos bakhtinianos.
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Referências
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