O universo social e cultural das vivências atmosféricas das crianças
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37167Palavras-chave:
Geografia da Infância. Teoria Histórico Cultural. Vivências Atmosféricas das CriançasResumo
Este artigo tem como objetivo conceber uma Geografia a partir das vivências atmosféricas das crianças. Suas expressões espaciais, lógicas e autorias infantis. Foram realizadas pesquisas com crianças em duas escolas públicas: no Distrito da Matinha, em Feira de Santana – BA, e com crianças cegas, e com deficiência múltipla no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro. Os processos ocorreram na forma de encontros onde foi possível a escuta sensível dessas crianças, nesses diferentes espaços e tempos, onde elas foram agentes criadoras de outras linguagens geográficas, partindo de suas observações atmosféricas. A partir da relação e das significações que as crianças estabeleceram com os elementos do meio, da vida, ressignificam suas culturas. Entendemos que a Teoria Histórico Cultural possibilita a compreensão do desenvolvimento humano como um ser histórico e social.
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