Antes que o céu caia

Práticas pedagógicas antiespecistas com crianças na escola pública

Autores

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas Antiespecistas, Crianças, Anos Iniciais, Educação infantil, Escola Pública

Resumo

Analisamos alguns aspectos da crise civilizacional contemporânea como a que subalterniza os animais conforme nossos interesses. A situação é ratificada pela escola e outras instituições que ajudam a naturalizar essa condição. Ao mesmo tempo, modelos antiespecistas defendem que toda subalternidade, seja de animais ou humanos, deva ser combatida e superada. Nesse sentido, pesquisa realizada com crianças na escola pública, a partir de práticas pedagógicas antiespecistas, destaca a possibilidade da construção de posturas críticas em sala de aula. Investigações, oficinas, palestras, saídas de campo com crianças geraram novos posicionamentos em relação a animais, bem como a outros humanos presentes em seus cotidianos. Isso nos anima a prospectar a escola como um importante suporte na construção de lógicas não antropocêntricas que distensionem a dicotomia humano versus animal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andriara Nunes Nunes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Educação (2020) e graduada em Pedagogia (2010), pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora da Educação Infantil na Rede Municipal e dos Anos Iniciais na Rede Estadual de Ensino no município do Rio Grande/RS. Integrante do grupo de Pesquisa e Extensão do CNPq EDUCAÇÃO E MEMÓRIA na linha de pesquisa RECIDADE. Protetora, militante e multiplicadora dos Direitos Animais nas práticas educativas.

Vânia Alves Martins Chaigar, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Possui graduação em Geografia, especialização e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas; doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pós-doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora do Instituto de Educação (IE), atua em Licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisa nas áreas do conhecimento: formação de professores, didática, formação na/da cidade, memória e estéticas formativas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão "Rede de estéticas, culturas e formação na/da cidade - RECIDADE" FURG/CNPq.

Referências

ANIMAIS. DCL, 2013. (Coleção Abinhas educativas, v. 1).

BBC NEWS. Cada vez mais brasileiros veem pets como filhos, tendência criticada pelo Papa. 14 de janeiro de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/pets/noticia/2022/01/14/cada-vez-mais-brasileiros-veem-pets-como-filhos-tendencia-criticada-pelo-papa.ghtml Acesso em: 16 jan. 2022.

BENSUSAN, Nurit. Cartas ao morcego. Ilustrações Raísa Curty. Brasília: Mil Folhas, 2021.

BLOG NOTICIANDO AQUI. Humanos desprezíveis: Turistas retiram golfinho do mar para fazer selfie e animal morre. Disponível em: http://blognoticiandoaqui.blogspot.com/2016/02/humanos-despreziveis-turistas-retiram.html

BRÜGGER, Paula. Amigo animal: reflexões interdisciplinares sobre educação e meio ambiente: animais, ética, dieta, saúde, paradigmas. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004.

CARTA CAPITAL. Um novo bilionário surgiu a cada 26 horas desde o início da pandemia, aponta Oxfam. 17/01/2022. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/economia/um-novo-bilionario-surgiu-a-cada-26-horas-desde-o-inicio-da-pandemia-aponta-oxfam/ Acesso em: 20 jan. 2022.

CIDADE VERDE. Golfinho morre após ser tirado da água por banhistas para selfies. Disponível em: https://cidadeverde.com/noticias/254232/golfinho-morre-apos-ser-tirado-da-agua-por-banhistas-para-selfies Acesso em: 12 abr. 2021

CHAIGAR, Vânia Alves Martins et. al (Orgs.). A cidade, as crianças e os animais. Curitiba: Appris, 2018.

FACEBOOK. FiloCzar, editora. Diálogos veganos: evento virtual. Disponível em: https://www.facebook.com/editorafiloczar/photos/gm.176659857677619/4189243007763512/. Acesso em: 29 maio 2021.

FELIPE, Sônia Teresinha. Ética e experimentação animal: fundamentos abolicionistas. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2007.

FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Prática Pedagógica Dialógica. In: MOROSINI, Marília (Org.). Enciclopédia Brasileira de Educação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021. p. 227.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 19. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1991.

G1. Ministro do Meio Ambiente defende passar 'a boiada' e 'mudar' regras enquanto atenção da mídia está voltada para a Covid-19. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/22/ministro-do-meio-ambiente-defende-passar-a-boiada-e-mudar-regramento-e-simplificar-normas.ghtml Acesso em: 25 jan. 2022.

INSTITUTO NINA ROSA. Fulaninho, o cão que ninguém queria. 2001. 1 vídeo (19:21min) Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gn1ISZY31H0 Acesso em: 10 jun. 2017.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. Tradução: Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

MAURIZI, Marco. O antiespecismo como apropriação da classe trabalhadora: entrevista com Marco Maurizi. 2019. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2020/08/19/o-antiespecismo-como-apropriacao-da-classe-trabalhadora-entrevista-com-marco-maurizi/ Acesso em: 13 dez. 2020.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios, n. 32, p. 123-151, dez. 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169 Acesso em: 16 jan. 2022.

PESSÔA, Karina Alessandra; FAVALLI, Leonel Delvai. A escola é nossa: ciências. 3.ed. São Paulo: Scipione, 2014. (Coleção A escola é nossa).

NUNES, Andriara Nunes. Por uma pedagogia antiespecista: experiências em prol de relações biocêntricas entre crianças e animais em escolas da cidade do Rio Grande/RS. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2021.

NETFLIX. Pets – a vida secreta dos bichos. 2016. 1 vídeo (1h:26min) Disponível em: https://www.netflix.com/title/80095314

SAAVEDRA, Carola. O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim. Belo Horizonte: Relicário, 2021. (Coleção Nos.Otras, v. 4).

SINGER, Peter. Libertação animal. São Paulo: Lugano, 2004.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

Downloads

Publicado

2022-07-29