Andanças por São João do Meriti
Cartografias infantis em espaços urbanos na Baixada Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37116Palavras-chave:
Escola Comunitária. Aprendizagens. Geografia das InfânciasResumo
Nesse artigo falaremos sobre a aprendizagem de crianças pequenas de uma escola comunitária marcada por resultados expressivos na alfabetização das crianças no primeiro ano do ensino fundamental. Trazemos o recorte de uma pesquisa realizada entre 2018 e 2020 com crianças da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental na qual, a partir de análise documental e observação participante, suas práticas foram analisadas. Trazemos para este artigo o evento “Ilustrações do caminho percorrido” para discutir as experiências das crianças sobre a territorialidade, o sentimento de pertencimento e suas subjetividades. Argumentamos pela percepção de os registros sob a forma de desenhos ao mesmo tempo constroem as bases de um pensamento cartográfico e solidificam o pertencimento dos sujeitos ao seu território. Observamos nessa instituição os olhares atentos para produção das crianças, a interação e a manutenção da brincadeira constantes nos fazeres pedagógicos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FERNANDES, Maria Lídia Bueno; LOPES, Jader Janer Moreira. Território, cultura e educação: a configuração da infância em tempo/espaço outro. Revista Em aberto, Brasília, v. 31, n. 101, p. 133-146, 2018.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da infância. Reflexões sobre uma área de pesquisa. Juiz de Fora: FEME, 2015.
LOPES, Jader Janer Moreira; FICHTNER, Bernd. O espaço de vida da criança: contribuições dos estudos de Marta Muchov às crianças e suas espacialidades. Revista de Educação Pública, Cuiabá, n. 63, v. 26, p. 755-774, 2017.
MOTTA, Flávia Miller Naethe. De crianças a alunos: a transição da educação infantil para o ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2013.
VIGOTSKI, Lev. Semenovich. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.