Considerações sobre territorialidades infantis em um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) na zona leste da cidade de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Participação. Territorialidade. Infância

Resumo

Este texto é um recorte de pesquisa de doutorado realizada em um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), localizado no Distrito Água Rasa, zona leste da cidade de São Paulo, instituição que oferece atividades fora do horário escolar, período denominado contraturno. Por meio da apresentação e análise de uma roda de conversa temática “Aqui não pode usar peruca!”, desenvolvida com um grupo de cinco (5) crianças que frequentam o espaço, busca-se apresentar o CCA, desenvolver os conceitos de territorialidades infantis e território lugar, e compreender aquele espaço, da forma como se apresenta. A Geografia da Infância é utilizada como referência teórico-metodológica para a análise.

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Biografia do Autor

Daniela Signorini Marcilio, Coordenadora de projeto na Aliança pela Infância, São Paulo/SP, Brasil

Doutora em educação, mestra em estudos culturais e bacharel em lazer e turismo. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Sociologia da Infância e Educação Infantil na Universidade de São Paulo. Atua como professora e autora de livro nas áreas de educação, lazer, turismo e eventos. Apresenta experiência na coordenação de projetos sociais, educacionais e culturais no terceiro setor. Desenvolve trabalhos, projetos e pesquisas com temáticas ligadas ao brincar, à infância, à cultura e à dança.

Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento, Universidade de São Paulo

Pedagoga (1981), Mestre (1997) e Doutora (2003) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Pós-doutorado (sociologia da infância) na University of Sussex, UK (2014). Professora Livre Docente Associada (2016). Desde 2007 é docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Trabalha e pesquisa os campos da Educação Infantil, com destaque à creche, e da Sociologia da Infância. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Sociologia da Infância e Educação Infantil (GEPSI).

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Publicado

2022-07-29