Por uma Geografia mais colorida
formação docente e os desafios para o ensino nos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36793Palavras-chave:
Geografia da Infância, Vivência, Desenvolvimento profissionalResumo
Esta pesquisa objetivou fortalecer o ensino de Geografia nos anos iniciais, através da proposição de um Curso de Formação docente, para professores pedagogos da rede municipal de ensino de Rio Claro (SP). Através da pesquisa etnográfica e dos postulados da Teoria Histórico-cultural, propusemos uma formação docente que contemplasse temas da Geografia, com destaque para o conceito de lugar. Foi intenção desta investigação conhecer o perfil das professoras cursistas e os desafios enfrentados para se ensinar Geografia. A excessiva carga horária, falta de tempo de para se dedicar à família/lazer, pouco tempo para pesquisar e aperfeiçoar-se profissionalmente foram as adversidades encontradas no cotidiano docente. A elevada experiência do grupo, propiciou a troca dos saberes docentes ligadas à Geografia Escolar que já haviam sido vivenciadas nas escolas, ou se iniciaram na formação. A valorização docente e o reconhecimento da importância do ensino de Geografia nos anos iniciais, foram os destaques da formação docente.
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