Percepção das metodologias utilizadas no ensino de ciências em duas escolas do município de Boa Hora, Piauí, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36174Palavras-chave:
Educação, Ensino-aprendizagem, Metodologias de ensinoResumo
O ensino de Ciências vem sofrendo mudanças com o surgimento de recursos audiovisuais que auxiliam o trabalho do professor. Os objetivos deste trabalho foram conhecer o perfil dos professores e as dificuldades enfrentadas frente os desafios da profissão docente e identificar as diferentes metodologias utilizadas em sala de aula. A pesquisa teve como público-alvo, professores do ensino fundamental de duas escolas municipais de Boa Hora, Piauí. A intervenção foi realizada entre agosto e setembro de 2019. Foi aplicado um questionário estruturado. De acordo com as respostas obtidas, a metodologia mais utilizada foi a aula expositiva. Todos os professores responderam que gostariam de utilizar tecnologias, porém a maioria alegou falta de recursos e de tempo. O livro didático é o recurso mais adotado pelos professores e a prova escrita é o método de avaliação mais utilizado. Vale ressaltar a importância da formação continuada para os professores do ensino básico, além de um maior engajamento de professores e da gestão da escola no tocante ao planejamento escolar.
Downloads
Referências
BENDER, Danusa; COSTA, Gisele Maria Tonin da. Ensino aprendizagem de ciências: metodologias que contribuam no processo. Revista de educação do IDEAU, v. 13, n. 27, 2018. Disponível em: https://www.bage.ideau.com.br/wp-content/files_mf/6bb76d3c96efd07a54f38ff0486797e7406_1.pdf. Acesso em: 01 out. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais, secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 09 out. 2021.
CARDOSO, Oldimar; PENIN, Sonia Teresinha de Sousa. A sala de aula como campo de pesquisa: aproximações e a utilização de equipamentos digitais. Educação e Pesquisa, v. 35, p. 113-128, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JD9RgW6qjHRzSrvcF4HN5kH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 out. 2021.
ESCOLANO, Ângela Coletto Morales et al. Utilização de recursos didáticos facilitadores do processo ensino aprendizagem em ciências e biologia nas escolas públicas da cidade de Ilha Solteira/SP. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2, 2010, Ponta Grossa. Educação, Trabalho e Conhecimento: desafio dos novos tempos, v. 1, p. 1-16, 2010. Disponível em: https://doczz.com.br/doc/24396/utiliza%C3%A7%C3%A3o-de-recursos-did%C3%A1ticos-facilitadores-do-process. Acesso em: 10 out. 2021.
FUSARI, José Cerchi. O papel do planejamento na formação do educador. São Paulo: SE/CENP, 1988. 15 p.
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MADEIRA, Miguel Carlos. Situações em que a aula expositiva ganha eficácia. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12, ARAÇATUBA/SP. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21752_10083.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.
MAGALHÃES, Simone Fernanda Silva. GELLER, Marlise. Reflexões sobre a disciplina de tecnologias da informação e da comunicação em uma instituição de ensino superior no município de Floriano- PI. Novas tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n.3, dez, 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13593/8848 >. Acesso em: 025 dez. 2021
MATTOS, Kélli Renata Corrêa de et al. Análise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Revista de Educação em Ciências e Matemática, v. 15, n. 34, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7046. Acesso em: 10 set. 2020.
MAYER, Kellen Cristina Martins et al. Dificuldades encontradas na disciplina de Ciências naturais por alunos do ensino fundamental de escola pública da cidade de redenção-PA. Revista Lugares de Educação [RLE], Bananeiras/PB, v. 3, n. 6, p. 230-241, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rle/article/view/15916. Acesso em: 05 dez. 2020.
MERÇON, Fábio. A experimentação no ensino de química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4, 2003. Anais. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/iv-enpec/Arquivos/Painel/PNL016.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2009. p.11-65.
MOREIRA, Marco Antonio.; OSTERMANN, Fernanda. Sobre o ensino do método científico. In: REUNIÓN NACIONAL DE EDUCACIÓN EN LA FÍSICA, 8, 1993. Trabalho apresentado. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/download/7275/14939. Acesso em: 05 nov. 2019.
MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
MOREIRA, Marco Antonio. O que é afinal aprendizagem significativa? Revista cultura La laguna Espanha, 2012. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf. Acesso em: 10 set. 2021.
NÉRICE, Imídio G. Didática geral dinâmica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
PLIESSNIG, Alfredo Francisco.; KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O uso de metodologias alternativas como forma de superação da abordagem pedagógica tradicional na disciplina de Biologia. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação de Paraná: Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE - PR), 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1-4.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.
RAMPAZZO, Sandra Regina dos Reis; JESUS, Adriana Regina de. Instrumentos de avaliação: reflexões e possibilidades de uso no processo de ensino e aprendizagem. Produção Didático-Pedagógica apresentada ao Programa de Desenvolvimento Educacional. Londrina: NRE, 2011. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_uel_ped_pdp_sandra_regina_dos_reis.pdf. Acesso em: 12 out. 2021.
OLIVEIRA, Valdicéia Ortiz de; ZANATTA, Augusto S. Conceitos e práticas de avaliação no ensino de ciências. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uenp_cien_artigo_valdiceia_ortiz_de_oliveira.pdf. Acesso em: 24 jul. 2019.
OLIVEIRA, Henrique José de; SOARES, Leonardo Moura dos Santos. Utilizando a experimentação para trabalhar os estados físicos e a transformação da matéria: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S. l.], v. 10, n. 01, 2021. DOI: 10.36524/dect.v10i01.1396. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/1396. Acesso em: 10 out. 2021.
LOPES, Elaine Maria; RODRIGUES, Fernanda Fernandes dos Santos et al. Metodologias utilizadas para o ensino de ciências em uma escola pública de Monte Carmelo. Revista GETEC, v. 7, n. 16, 2018. Disponível em: http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/getec/article/view/1336/929. Acesso em: 22 jul. 2019.
LOPES, Livia Mara Menezes; RIBEIRO, Viviane Salvador. O Estudante como protagonista da aprendizagem em ambientes inovadores de ensino. CIET: EnPED, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1550/155018009004.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.
SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Influências histórico-culturais nas representações sobre as estações do ano em livros didáticos de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 1, p. 101-110, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/nxtqkcdR98qmYGhJHBPJzyw/?lang=pt. Acesso em: 10 out. 2021.
SILVA, Jucilene dos Santos; MAGALHÃES, Antonio Carlos de Bastos. O papel do professor como facilitador de aprendizagem. Maiêutica - Curso de Ciências Biológicas, v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/228915233.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
SILVA, Maria do Amparo dos Santos et al. Utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma escola pública de Teresina no Piauí. In: CONNEPI, 7, 2012. Disponível em: https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3849/2734. Acesso em 22 ago. 2021.
SILVA, Ione de Cássia Soares da et al. As novas tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala da aula. Revista em debate (UFSC), Florianópolis, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107. Acesso em: 10 out. 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. São Paulo: Vozes, 2002.
ZABALA, Antoni. A prática educativa. Como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
ZECHIM, Maria José Cremasco. Caderno pedagógico de atividades práticas e experimentais para uma aprendizagem significativa de conceitos físicos na ciência. Bandeirantes: Secretaria de Estado da Educação, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1874-6.pdf. Acesso em: 11 set. 2021.