Formação continuada de professores e professoras no Ensino Remoto Emergencial

desafios do Colégio de Aplicação João XXIII na Residência Docente

Autores

  • Margareth Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XXIII https://orcid.org/0000-0002-4861-9000
  • Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XXIII

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35353

Palavras-chave:

Formação de professores/as, Residência Docente, Ensino Remoto

Resumo

A formação inicial e continuada de professores/as é uma ação inerente ao trabalho formativo realizado nos colégios de aplicação vinculados a universidades públicas federais, destacando a sua importância na educação. Uma dessas possibilidades é a Residência Docente, que visa proporcionar a imersão do/a professor/a iniciante no cotidiano escolar. Desde o ano letivo de 2020, fomos assolados pela pandemia da Covid-19, levando as escolas a reorganizarem o processo ensino-aprendizagem, de forma remota e por meio de tecnologias digitais. Este texto busca relatar a experiência do Colégio de Aplicação João XXIII na formação continuada de professores/as a partir do Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A complexidade do ensino e da formação é ampliada neste cenário, desafiando a instituição, compreendida na sua totalidade, a buscar estratégias e reconstruir o lugar da formação em contexto tão adverso.  

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Biografia do Autor

Eliete do Carmo Garcia Verbena e Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XXIII

Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), especialização em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Aspectos Sócio-Culturais da Educação Física - Ciência da Motricidade Humana - pela Universidade Castelo Branco (2001) e doutorado em Estudos da Criança, com especialidade em Sociologia da Infância, pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal (2014). Tem experiência em Educação Física na Educação Básica e na Educação Superior. Atualmente é professora do Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando com a Educação Física escolar na Educação Básica e na pós-graduação em Ensino da Educação Física na Educação Básica. Desenvolve pesquisa na área de criança e infância, sendo integrante do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI), e orienta estágio curricular e experiências de formação em projetos de treinamento profissional e de extensão universitária.

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Publicado

2021-12-23