O programa de residência docente da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG em diálogo com a Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.35129

Palavras-chave:

Residência Docente. Vivência. Educação Infantil

Resumo

Este relato tem por objetivo refletir sobre o lugar da docência na área da Educação Infantil, a partir das experiências construídas no Programa de Residência Docente da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG. O campo de produção dos dados se inscreve em atividades desenvolvidas em uma escola pública de Educação Infantil da rede de ensino do município de Juiz de Fora/MG. Recorremos ao Círculo de Vigotski para sustentar as nossas análises, a partir do conceito de vivência e na perspectiva da pesquisa crítica de colaboração. Compreendemos, a partir do trabalho, a necessidade de aprofundamento sobre a constituição de saberes/fazeres da docência na Educação Infantil, que deve se concretizar no diálogo entre a universidade e a escola básica.

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Biografia do Autor

Núbia Aparecida Schaper Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação/UERJ. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Linguagens, Infâncias, Cultura e Desenvolvimento Humano – LICEDH/CNPq.

Rosângela Weber da Silva Berto, Professora da Rede Municipal de Carandaí/MG.

Especialista Residência Docente/UFJF. Professora da Rede Municipal de Carandaí/MG.

 

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Publicado

2024-06-19