A Matemática e o Coronavírus
pensando a relação entre o ensino e a aprendizagem crítica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.35103Palavras-chave:
Matemática Crítica. Resolução de Problemas. Covid 19.Resumo
Neste trabalho, apresentamos algumas reflexões a respeito de uma das atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A experiência aqui descrita se enquadra na categoria de relato de experiência, tendo como objetivo principal o pensar a Matemática de forma crítica, no sentido dos conceitos matemáticos desenvolvidos em sala de aula tornarem-se uma ferramenta para a leitura, interpretação e compreensão do mundo à nossa volta. A atividade consistiu na aplicação de uma situação-problema aos discentes do Ensino Fundamental II e Médio, englobando aspectos relacionados à taxa de transmissão do COVID-19o Brasil. A partir da atividade desenvolvida, foi possível observar a importância da utilização de situações-problema para a discussão crítica de questões sociais vigentes, levando os alunos a pensar a respeito da matemática para além dos cálculos, operações e equações algébricas.
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Referências
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