Gênero textual cantiga

potencialidades para o letramento no 1º ano do Ensino Fundamental no contexto do Programa Residência Pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35002

Palavras-chave:

Pesquisa-intervenção. Residência Pedagógica. Metodologia da problematização. Gêneros textuais

Resumo

Analisamos no artigo a experiência de um estudo, no campo da pesquisa-intervenção, com base na metodologia da problematização de Charles Maguerez em que o objetivo fora implementar e avaliar uma sequência didática com o gênero textual “cantiga”. Os dados foram produzidos com base nas atividades desenvolvidas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, na qual foram acompanhadas as possibilidades, concepções e limites de atuação. O trabalho com gêneros textuais justifica-se por tratar de uma proposta que visa contribuir com o processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Os resultados demonstram que essa experiência oportunizou aos estudantes diferentes capacidades textuais e uma formação por meio de uma atitude leitora e produtora de textos (MELLO, 2012), permitindo que adentrassem no universo da cultura escrita por meio das práticas sociais observadas em suas famílias e acolhidas pela escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianny Bessão de Assis Bessão de Assis, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12ed. São Paulo: HUCITEC, 2006.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 17, n. esp., p. 7-17, 1996.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia da problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: EDUEL, 1999.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. Metodologia ativa e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria dos métodos. Lisboa: Porto Editora, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação. Portaria CAPES nº 175, de 07 de agosto de 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 23 maio 2020.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITTO, Luiz Percival Leme. Educação infantil e cultura escrita. In: FARIA, Ana Lúcia Goulart; MELLO, Suely Amaral (orgs.). Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas: Autores Associados, 2005, p. 7-16.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michelè; SCHNEUWLY, Bernard. Sequência didática para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004. p. 95-128.

FERREIRO, Emilia. Reflexões Sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001. 104p.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KOCH, Ingedore Grunfield Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002.

MELLO, Suely Amaral. Letramento e alfabetização na Educação Infantil, ou melhor, formação de atitude leitora e produtora de textos nas crianças pequenas. In: VAZ, Alexandre; MOMM, Caroline Machado. Educação Infantil e Sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização: São Paulo – 1876/1994. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

SOARES, Maura Aparecida; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A utilização da música no processo de alfabetização. São Roque, 2012.

SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização: presença pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão, 2003. p. 1-21.

VASCONCELLOS, Maura Maria Morita; BERBEL, Neusi Aparecida Navas; OLIVEIRA. Cláudia Chueire. Formação de professores: o desafio de integrar estágio com ensino e pesquisa na graduação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 226, p. 609-623, set./dez. 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-23