Ciência forense no ensino de biologia

Autores

  • André Felipe Moreira Reis Universidade Federal do Maranhão - UFMA https://orcid.org/0000-0002-1990-1365
  • Alexsandra Câmara Paz Lindoso Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA)
  • Érica Brito Oliveira ICRIM/MA https://orcid.org/0000-0001-8435-8234
  • Mariana Guelero do Valle Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.35000

Palavras-chave:

Ciência Forense, Ensino de Biologia, Residência Pedagógica

Resumo

A popularização da ciência forense através da literatura e de seriados televisivos tem motivado as pessoas a seguirem carreiras dentro da área criminalística. Entretanto, muitas vezes as mídias não representam a realidade. A ciência que lida com a área criminalística pode ser definida como aplicação de métodos e princípios científicos na investigação de crimes. Sabendo disso, construímos um projeto para abordar os conhecimentos e práticas das ciências forenses dentro do ensino de biologia com estudantes de ensino médio de uma escola pública no contexto do programa de residência pedagógica. O projeto foi realizado através de uma aula teórica em conjunto com um material didático de apoio produzido pelos residentes e de uma aula prática em conjunto com uma perita criminal do Estado do Maranhão, que manipulou materiais de revelação de impressões papiloscópicas junto dos residentes e dos estudantes. Como resultado das atividades, o problema do feminicídio foi abordado pelos estudantes através da hipotetização científica, sendo este um tema importante e urgente.

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Biografia do Autor

André Felipe Moreira Reis, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestrando do programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPECEM, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Estudante de especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica - EPT , pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES [EaD]. Licenciado em Ciências Biológicas, pela UFMA. Durante a graduação participei dos programas: de mobilidade estudantil internacional, pelo programa Ciência sem Fronteiras - CsF (CAPEs/Fullbright nº 180/2014), na modalidade graduação-sanduíche, em Columbia University in the City of New York [NY, NY. USA.] & Syracuse University [SYR, NY. USA.]; e da Residência Pedagógica (PROEN nº 149/2018 & PROEN n° 133/2020), no Centro de Ensino Benedito Leite. Sou membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia - GPECBio/UFMA.

Alexsandra Câmara Paz Lindoso, Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA)

Mestre em Ciência Animal na Área de Produção Animal (UFPA). Professora de Biologia (SEDUC-MA).

Érica Brito Oliveira, ICRIM/MA

Graduada em Direito (UFMA)/ Perita Criminal, no Instituto de
Criminalística do Maranhão (ICRIM).

Mariana Guelero do Valle, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação (USP)/ Professora do Departamento de Biologia,
na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/ Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de
Ciências e Biologia (GPECBio/UFMA)

Referências

COMISSÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS - CIDH. Situação dos direitos humanos no Brasil. Organization of American States - OAS. 2021.

DOYLE, Arthur Conan. Um estudo em vermelho. São Paulo: Principis, 2019.

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SPENCER, James. Introduction to Forensic Science: the science of criminalistics. New York: Syracuse University, 2012.

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Publicado

2022-12-21