Contribuições do Programa Residência Pedagógica na constituição de professores de ciências da natureza

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34997

Palavras-chave:

Ciências da natureza, Residência pedagógica, Parceria Universidade e Escola Básica

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (RP) foi implementado em 2018, buscando oportunizar aos licenciandos em formação inicial uma maior vivência no âmbito escolar. Este estudo teve como objetivo investigar as contribuições do RP na constituição de Professores da área Ciências da Natureza em formação, a partir de situações vivenciadas pelos futuros professores/residentes nas escolas. Pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica, com recorte temporal de 2018 a 2019. Para organização dos materiais foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC). Da análise emergiram as categorias: i) Residência Pedagógica: o constituir-se professor; e ii) Residência Pedagógica: desafios, vivências, relações entre universidade e escola, as quais sinalizam que no processo formativo, a interação com as escolas, com os preceptores, ainda quando acadêmico, contribui substancialmente para o desenvolvimento da constituição docente do residente.

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Biografia do Autor

Anderson Brum Rebolho, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo.

Tailine Penedo Batista, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo. Atualmente acadêmica de Pedagogia pela UNINTER.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo

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Publicado

2021-12-23