Jogo da memória
uma estratégia de recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem de Astronomia diante das aulas remotas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.34995Palavras-chave:
Jogo da memória, Astronomia, Aprendizagem significativaResumo
O presente artigo trata de uma abordagem didática para alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, em Parnaíba-PI, focada na aplicação remota de um jogo da memória astronômico, com o propósito de ensinar Astronomia por meio de uma metodologia dinâmica. A pesquisa visa entender como essa abordagem pode aumentar a motivação dos alunos e melhorar seus conhecimentos prévios sobre Astronomia. Inicialmente, os alunos responderam a um questionário sobre Astronomia e métodos educativos, tais como jogos. Posteriormente, uma aula online foi ministrada para aplicar o jogo da memória astronômico. Ao final da pesquisa, outro questionário foi administrado para avaliar as mudanças nos conhecimentos prévios dos alunos. A análise dos dados revelou que o uso de metodologias mais dinâmicas e interativas aumentou significativamente a motivação dos discentes, conforme demonstrado pelo engajamento dos participantes da pesquisa.
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