A adaptação do Programa Residência Pedagógica no Núcleo da Matemática dentro do contexto do ensino remoto na Unipampa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34993

Palavras-chave:

Programa Residência Pedagógica, Ensino Remoto, Matemática

Resumo

O presente artigo é uma pesquisa já concluída, e tem como objetivo compreender como foi feita a adaptação do Programa Residência Pedagógica ao ensino remoto no âmbito do Núcleo da Matemática da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. Os dados foram produzidos a partir de três sujeitos de pesquisa: a Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica, o Coordenador de Área do Núcleo da Matemática e a residente pesquisadora, que atuou como residente voluntária e como pesquisadora participante. Nesta pesquisa foram observadas as relações construídas remotamente entre a Universidade e a Escola Campo. Entre os resultados observados, temos o surgimento de um ambiente de ensino que possibilitou novas intervenções pedagógicas, favorecendo a articulação entre teoria e prática e a docência humanizada.

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Publicado

2021-12-23