O Ensino remoto paranaense

uma análise da organização curricular de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.34974

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Currículo Escolar, Aula Paraná

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de identificar e analisar se há concordância entre os conteúdos trabalhados pela Aula Paraná e pelo professor regente de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II com a organização do Currículo da Rede Estadual Paranaense durante o ensino remoto emergencial proposto pelo estado do Paraná como medida de prevenção do novo coronavírus. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo na qual os dados foram coletados nas plataformas Google Classroom e site “Aula Paraná” e analisados de acordo com o objetivo. Os dados demonstraram que durante o período observado nas aulas de Ciências, principalmente, na plataforma Google Classroom não foram respeitados os princípios da Lei e Diretrizes da Educação Nacional e nem às orientações do CREP. Sugere-se, portanto, que a Secretaria de Educação do Estado do Paraná com auxílio dos professores, carecem buscar alternativas para a recuperação paralela dos alunos e de forma contínua a fim de respeitar os princípios apresentados, bem como as metodologias de ensino e aprendizagem durante o ERE.

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Biografia do Autor

Jessica Silva dos Santos, Universidade Estadual de Maringá/PR

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2021). Atualmente é bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá com foco nas áreas de formação de professores, ensino de Ciências e Biologia e currículo. Participa do Grupo de Estudos em Ciências, Ensino e Ambiente - GECENA da Universidade Estadual de Maringá.

Erika Dayane Cock Batista, Universidade Estadual de Maringá/PR

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá. Integrante no Grupo de Estudos em Ciências, Ensino e Ambiente. Interesse nas área de ensino de Ciências e Biologia, educação ambiental e microbiologia.

José Nunes dos Santos, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Professor de Ciências e Biologia da Rede Pública Estadual do Paraná (SEED/PR) e  atuação nas áreas de Pesquisa em Ensino de Ciências, em Estudos das relações entre Educação Científica e a Sétima Arte. A trajetória compreende a Licenciatura em Ciências e Biologia (FAFIMAN e FAFIJAN), o Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e o Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) / (campus Sorocaba) - Departamento de Física, Química e Matemática - DFQM.

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Publicado

2022-12-21