O Ensino remoto paranaense
uma análise da organização curricular de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.34974Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Currículo Escolar, Aula ParanáResumo
O presente trabalho tem o objetivo de identificar e analisar se há concordância entre os conteúdos trabalhados pela Aula Paraná e pelo professor regente de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II com a organização do Currículo da Rede Estadual Paranaense durante o ensino remoto emergencial proposto pelo estado do Paraná como medida de prevenção do novo coronavírus. Trata-se de um trabalho de cunho qualitativo na qual os dados foram coletados nas plataformas Google Classroom e site “Aula Paraná” e analisados de acordo com o objetivo. Os dados demonstraram que durante o período observado nas aulas de Ciências, principalmente, na plataforma Google Classroom não foram respeitados os princípios da Lei e Diretrizes da Educação Nacional e nem às orientações do CREP. Sugere-se, portanto, que a Secretaria de Educação do Estado do Paraná com auxílio dos professores, carecem buscar alternativas para a recuperação paralela dos alunos e de forma contínua a fim de respeitar os princípios apresentados, bem como as metodologias de ensino e aprendizagem durante o ERE.
Downloads
Referências
ALBINO, Ângela Cristina Alves. Base Nacional Comum Curricular: o currículo no processo de implementação. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, 24, Brasília, 2019. Anais. Brasília: ANPAE, 2019.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRETO, Anderson Cristian; TESSARO, Nádia da Silva.; JORGE, Juliana Macedo Balthazar; SOUZA, Vânia de Fátima Matias. A qualidade educacional e suas relações com o currículo escolar: interlocuções docentes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, 24, Brasília, 2019. Anais. Brasília: ANPAE, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. 1988.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 de janeiro de 2021.
DAMASCENO, Ana Maria Pereira; MESQUITA, Maria Eny Pereira dos Santos. Contribuições norteadoras do currículo no contexto escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Formação de professores, complexidade e trabalho, 12, Curitiba, 2015. Anais Curitiba, 2015.
EDITORA MODERNA (Org.). Base Nacional Comum Curricular: material de referência pedagógica. São Paulo. Disponível em: https://pt.calameo.com/read/002899327fffb325821ff?authid=QwwmixyOlUkJ. Acesso em: 24 jan.2021.
GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICA EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE. Trabalho docente em tempos de pandemia. Relatório Técnico. Disponível em:https://anped.org.br/sites/default/files/images/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf. Acesso em: 25 jan. 2021.
GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, Rio de Janeiro, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.
JUNIO, Samuel Santos. O currículo e a educação profissional no Brasil como desenvolvimento humano. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, 24, Brasília, 2019. Anais. Brasília: ANPAE, 2019.
JESUS, Adriana Regina de. Currículo e educação: conceito e questões no contexto educacional. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8, Curitiba, 2008. Anais. Curitiba, 2008.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, v. 4, n.10, Curitiba, 2003.
MIRANDA, Kacia Kyssy Câmera de Oliveira; LIMA, Alzenir da Silva; OLIVEIRA, Valeska Cryslaine Machado de; TELLES, Cinthia Beatrice da Silva. Aulas remotas em tempos de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Educação como (re)existência: mudanças, conscientização e conhecimentos, 7, Maceió, 2020. Anais. Maceió, 2020.
PARANÁ. Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Casa Civil, 2018.
PARANÁ. Resolução nº 4.230/2020 - Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus - COVID-19. 2020a. Disponível em: https://www.crmpr.org.br/uploadAddress/Decreto-4230[4319].pdf Acesso em: 23 jan. 2021.
PARANÁ. Resolução nº 1.014/2020 - GS/SEED. Dispõe sobre o chamamento em caráter emergencial de professores. 2020b. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-04/res_1014-2020-gs-seed_amg_chamamento_emergencial_grupo_de_trabalho_para_producao_de_material_audiovisual.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.
PARANÁ. Resolução nº 1.016/2020 - GS/SEED. Regime especial - aulas não presenciais. 2020c. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/legis/covid19/edu/resolucao_n1016_2020_gs_seed_pr_regime_especial_aulas_nao_presenciais_covid19.pdf. Acesso em: 23 jan. 2021.
PARANÁ. Resolução nº 3.817/2020 – GS/SEED. Altera a Resolução n.º 1.522 – GS/SEED. 2020d. Disponível em: https://appsindicato.org.br/wp-content/uploads/2020/09/RES38172020GSSEED.pdf Acesso em: 23 jan. 2021.
SACRISTÁN, José Gimeno. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Penso, 1998.
SANTOS, Jessica Silva dos; HIDALGO, Maycon Raul; FUSINATO, Bianca Georg; BATISTA, Erika Dayane Cock. Ensino remoto emergencial paranaense: uma análise da disciplina de ciências. Interacções, Santarém, v. 16, n. 55, 2020.
SILVA, Osvaldo Dias Lopes da. A Estatística e o Ensino Superior em regime não presencial no período da pandemia por Covid-19. Correio dos Açores: matemática. Gráfica Açoreana: Ponta Delgada, 2020.
UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO. Segundo IBGE, 4,3 milhões de estudantes brasileiros entraram na pandemia sem acesso à internet. Disponível em: https://undime.org.br/. Acesso em: 20 maio 2021.