Proposta de leitura do gênero discursivo meme com enfoque nos multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.34949Palavras-chave:
Multiletramentos, Enunciados multissemióticos, Gênero discursivo memeResumo
Buscamos analisar uma proposta de leitura do gênero discursivo meme, produzida no âmbito do Programa Residência Pedagógica, e aplicada em uma turma – composta por 40 alunos – do Ensino Médio, de uma escola estadual situada no interior do Rio Grande do Norte. Para tanto, assumimos os postulados de Santaella (2013) sobre os tipos de leitores e as propostas de Rojo (2019, 2013, 2009) sobre a– pedagogia dos multiletramentos, que considera a diversidade de semioses e culturas do contexto hodierno. A análise mostrou que os alunos são capazes de mobilizar conhecimentos para a leitura de diferentes semioses (imagem estática, imagem em movimento, texto verbal, entre outras), e que eles transitam entre diferentes informações do universo digital sem deixar de dar atenção à realidade que os cerca, o que caracteriza o leitor ubíquo. A proposta apresentada contribuiu para reflexão sobre os valores e as crenças conflitantes que o gênero discursivo meme, mesmo sendo menos complexo, veicula.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 2 fev. 2020.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução Maria João Alvarez et. al. Portugal: Porto Editora, 2006.
DIOLINA, Kátia; BUENO, Luzia. Nas ondas do meme em prol do multiletramento. João Pessoa, Revista Prolíngua, v. 14, n. 2, p. 126-138, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/prolingua/article/view/48838. Acesso em: 11 out. 2020.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução Roberto Cadalto Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
MAIA, Junot de Oliveira. Novos e híbridos letramentos em contexto de periferia. In: ROJO, Roxane (Org.). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013. p. 59–71.
MELÃO, Dulce Helena; BALULA, João Paulo Rodrigues. Ler no ecrã: contributo para uma reflexão sobre estratégias de ensino da leitura na aula de Português. Exedra: Revista Científica, Coimbra, n. 6, p. 229-242, 2012. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4223027. Acesso em: 2 fev. 2020.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.
ROJO, Roxane. Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. Ensino Superior Unicamp, Campinas, n. 9, p. 19-38, 2013. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_1.pdf. Acesso em: 11 out. 2020.
SOUSA, Francisco Diego; BESSA, Maria Aparecida Porto; BERNARDINO, Rosângela Alves dos Santos. “O que Achamos do Filme 365 DNI”: responsabilidade enunciativa e atos ilocucionários no gênero podcast. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 9, p. 1-20, 2020. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/DDL/article/view/2730/2460. Acesso em: 11 out. 2020.