Entre desejos e tensões

grafismos no banheiro escolar como estratégias de controle e disciplinamento de corpos sexualizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33988

Palavras-chave:

Banheiro Escolar. Grafismos. Sexualidade.

Resumo

Sexualidade e corpo passam por uma tentativa de silenciamento na escola, mas formas de resistências são construídas em espaços outros, entre os muros escolares, porém fora da sala de aula. Este trabalho tem como objetivo problematizar os grafismos nos banheiros das escolas a partir das noções de sexualidade, erotismo e desejos. Experimentamos como metodologia a cartografia deleuzeana para mapear os grafismos nos banheiros fotografados em suas dimensões de sexualidade e de erotismos e como referencial teórico Bataille (1987), Gregori (2006), Foucault (1988) entre outros autores/as. As experimentações analíticas cartográficas nos mostraram que essas expressões grafitadas no banheiro escolar são frutos da transgressão das interdições construídas sobre a sexualidade, o erotismo e os desejos vivenciados por jovens alunos nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Felipe Carvalho Vilhena

Pedagogo, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) pela Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Universitário do Baixo Tocantins (CUBT), Integrante do Grupo Experimentações: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Subjetividade e Sexualidade na Educação Básica. E-mail: felipecarvalho.ped@gmail.com

Vilma Nonato de Brício, Universidade Federal do Pará

Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002), Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico pela Universidade Federal do Pará (2006) e Mestra em Educação (Linha de Pesquisa Currículo e Formação de Professores) pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (Linha de Pesquisa Currículo, Epistemologia e História). Professora da Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Abaetetuba), atuando no ensino, na pesquisa e na extensão na Faculdade de Educação e Ciências Sociais e no Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) no Campus Universitário de Abaetetuba - UFPA, Linha De pesquisa Identidades: Linguagens, Práticas e Representações.

Referências

BARBOSA, Gustavo. Grafitos de banheiro: a literatura proibida. Rio de Janeiro: Anima, 1986.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução de Antônio Carlos Viana. Porto Alegre: L&M, 1987.

BRITZMAN, Deborah P. O que é esta coisa chamada amor? Identidade homossexual, educação e currículo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 21, n.1, p. 71-96, jan./jun., 1996.

COSTA, Marisa Vorraber. Novos olhares na pesquisa em educação. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

COUY, Venus. Mural dos nomes impróprios: ensaio sobre grafito de banheiro. Rio de Janeiro: 7letras, 2005.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis, Vozes, 1987.

GREGORI, Maria Filomena. Prazeres perigosos: erotismo, gênero e limites da sexualidade. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê “Relações de gênero e sexualidades nas escolas”