Proposta de tecelagem artístico-reflexiva na preparação de equipes de Residência Pedagógica no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33964

Palavras-chave:

Formação de professores, Políticas Públicas, Vicent Van Gogh

Resumo

Este manuscrito é um ensaio que apresenta proposta de atuação para núcleos do Programa de Residência Pedagógica brasileiro. Toma como base as horas endereçadas à preparação de equipes, com uma propositura que une formação e pesquisa, com vistas a colaborar com o direcionamento do planejamento de atividades e das ações desses núcleos, evocando a relevância da articulação entre a formação inicial de professores na universidade e as escolas em que atuarão os futuros educadores. O ensaio se enlaça pelas linhas e cores da literatura em torno de investigações narrativas, como máquina de tecelagem capaz de unir as linhas de formação de professores com inspiração na proposta de Vincent van Gogh para uma residência de artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Sarmento, Universidade do Minho

Iniciou a sua atividade profissional como Educadora de Infância (1978), tendo prosseguido estudos na Universidade do Minho com a realização da Licenciatura em Ensino de História e Ciências Sociais (1987) e, posteriormente a realização do Doutoramento em Estudos da Criança (2000), com uma investigação qualitativa em identidades profissionais. Atualmente é Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, pertencente ao Departamento de Ciências Sociais da Educação e ao Centro de Investigação em Estudos da Criança, onde se tem dedicado à docência na graduação e pós-graduação de professores, bem como à investigação sobre as problemáticas da formação de professores, histórias de vida de profissionais da educação, da organização escolar e da relação escola-famílias-comunidades. 

Referências

ALCOFORADO, Joaquim Luís. Desenvolvimento profissional, profissionalidade e formação continuada de professores: possíveis contributos dos relatos autobiográficos profissionais. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 65-84, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644411343. Acesso em: 16 fev. 2021.

ARCE, Alessandra. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educ. Soc., Campinas, v. 22, n. 74, p. 251-283, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000100014&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 fev. 2021.

BAILEY, Martin. Studio of the South: Van Gogh in Provence. London: Frances Lincoln Limited, 2016.

BARRESI John. Why did van Gogh cut off his ear? Revisited. Qualitative Psychology, Washington, DC, v. 6, n. 3, p. 232–253, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1037/qup0000120. Acesso em: 16 fev. 2021.

BRASIL -Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 38 de 28 de fevereiro de 2018.Institui o Programa Residência Pedagógica. 2018a. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/28022018-portaria-n-38-institui-rp-pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.

BRASIL - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital CAPES nº 06/2018. Programa de Residência Pedagógica. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018b. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.

BRASIL - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. Edital nº 1/2020. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 16 fev. 2021.

CAPORALE, Silvia Maria Medeiros; SARMENTO, Teresa Jacinto. Cruzar o mar na formação e na ação: narrativas de professores portugueses e brasileiros. Horizontes, Itatiba-SP, v. 33, n. 1, p. 9-18, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.24933/horizontes.v33i1.171. Acesso em: 16 fev. 2021.

EISNER, Elliot Wayne. What can education learn from the arts about the practice of education? International Journal of Education & the Arts, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 1-13, 2004. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ808086. Acesso em: 16 fev. 2021.

FEITOSA, Raphael Alves. New public policy for teacher training in Brazil: Vincent van Gogh as an inspiration for the action of the Pedagogical Residency program? Policy Futures in Education, London, v. 19, n. 1, p. 28-43, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1478210320940129. Acesso em: 16 fev. 2021.

GAUGUIN, Paul. Antes & Depois. Traduzido por Carlota Gomes. São Paulo: LP&M, 1997.

GENTILI, Pablo et al. Golpe en Brasil: genealogía de una farsa. Buenos Aires: CLACSO, 2016. Disponível em: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20160624045419/GolpeEnBrasil.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.

GUHA, Roneeta; HYLER, Maria; DARLING-HAMMOND, Linda. The power and potential of teacher residencies. Phi Delta Kappan, Arlington, VA, v. 98, n. 8, p. 31–37, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0031721717708292. Acesso em: 16 fev. 2021.

KLEIN, Emily J.; TAYLOR, Monica; ONORE, Cynthia; STORM, Kathryn; ABRAMS, Linda. Finding a third space in teacher education: creating an urban teacher residency. Teaching Education, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 27–57, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10476210.2012.711305. Acesso em: 16 fev. 2021.

KULTERMANN, Udo. The history of art history. New York: Abaris Books, 1993.

MAKNAMARA, Marlécio. Narrativas (auto) biográficas e necessidades formativas de futuros docentes de ciências: reflexões preliminares para um objeto em construção. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão/SE, v. 8, n. 16, p. 99-108, 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3976. Acesso em: 16 fev. 2021.

LIMA, Maria Emília Caixeta de Castro; GERALDI, Corinta Maria Grisolia; GERALDI, João Wanderley. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 31, n. 1, p. 17-44, 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982015000100017&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 16 fev. 2021.

PAPAY, John; WEST, Martin; FULLERTON, Jon; KANE, Thomas Joseph. Does an urban teacher residency increase student achievement? Early evidence from Boston. Educational Evaluation and Policy Analysis, Washington, DC, v. 34, n. 4, p. 413–434, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.3102/0162373712454328. Acesso em: 16 fev. 2021.

PRADO, Ana Lúcia; LAUDARES, Ellen Maira de Alcântara; VIEGAS, Patrícia Peixoto Carneiro; GOULART, Ilsa do Carmo Vieira. Narrativas digitais: conceitos e contextos de letramento. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp.2, p. 1156–1176, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10286. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10286. Acesso em: 16 fev. 2021.

SANTOS, Dayanna Carvalho Rocha; ARAÚJO, Lesly Natalie Brito; CARVALHO, Juliana Barro; COSTA, Maria Josinete Araújo. Residência Pedagógica: um incentivo para a formação e atuação docente no ensino de biologia. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 8, p. 57586-57593, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-244. Acesso em: 16 fev. 2021.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

van GOGH, Vincent. To Paul Gauguin. Arles, Wednesday, 3 October 1888. 1888a. Disponível em: http://www.vangoghletters.org/vg/letters/let695/letter.html . Acesso em: 16 fev. 2021.

van GOGH, Vincent. To Paul Gauguin. Arles, Wednesday, 17 October 1888. 1888b. Disponível em: http://www.vangoghletters.org/vg/letters/let706/letter.html. Acesso em: 16 fev. 2021.

van GOGH, Vincent. Cartas a Theo. Traduzido por Pierre Ruprecht. São Paulo: L&PM Pocket, 2015 (E-Book).

VISCAINO Ana. El Conocimiento práctico En La formacion Docente: Una construccion historica entre actores e instituciones. Revista Iberoamericana De Educacion, Madrid (España), v. 46, n. 1, p. 1–11, 2008. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2015. Acesso em: 16 fev. 2021.

WILLIAMSON, Peter; HODDER, Laura. Unpacking practice with clinical instructional rounds in the San Francisco Teacher Residency program. International Journal of Educational Research, [S.l.], v. 73, p. 53–64, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ijer.2015.07.004. Acesso em: 16 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-23