“A informação nem sempre é a luz”
discursos de professoras sobre sexualidade e saúde após contato com artefatos culturais
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33893Palavras-chave:
Formação de professores (as), HIV/aids, Materiais educativosResumo
Esta pesquisa se debruça sobre as produções discursivas de professoras sobre sexualidade em sua interface com as questões de saúde, acionadas após contato com artefatos culturais, durante espaço de formação continuada sobre o tema. O estudo foi realizado com docentes que lecionam o componente curricular “Educação para a sexualidade” em uma escola municipal do interior da Bahia. O caminho escolhido para alcance do objetivo tem respaldo nas pesquisas pós-críticas; no saber da experiência; na problematização; na compreensão dos materiais educativos enquanto artefatos culturais e na operação com o discurso, tendo como base os estudos foucaultianos. Os principais discursos construídos pelas professoras foram sobre cultura visual na produção de sentidos; da problematização dos conteúdos dos artefatos; e da crítica ao destaque atribuído por eles à informação enquanto elemento primordial das estratégias preventivas na área de sexualidade.
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