As dificuldades de adaptação das crianças ao ingressarem no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.32916Palavras-chave:
Infância. Educação Infantil. Ambiente Escolar.Resumo
O presente artigo objetiva analisar as dificuldades que as crianças na Educação Infantil têm de se adaptar a novos ambientes longe de seus familiares, investigar o processo de ingresso das crianças na escola e as características relevantes referentes à dificuldade de adaptação. Para tal, apontamos os desafios e os avanços em busca da conquista de um atendimento educacional de qualidade e identificamos algumas das dificuldades e consequências do processo de adaptação das crianças que estão ingressando a educação infantil e o ensino fundamental. Na investigação, usamos a metodologia bibliográfica. Organizamos as análises em quatro categorias: o brincar – que facilita a interação e adaptação dos sujeitos no acesso ao novo; o processo de leitura e aprendizagem – que é essencial no âmbito escolar; as emoções – um dos registros primordiais da subjetividade humana; e a família – que deve se manter em diálogo constante com a instituição. Tais categorias promovem reflexões sobre as dificuldades de adaptação das crianças no ambiente escolar.
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