A percepção dos estudantes sobre os círculos de construção de paz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.31962

Palavras-chave:

Estudantes. Círculos de Construção de Paz. Escola Pública.

Resumo

O estudo tem sua relevância a partir da experiência de observação de uma prática chamada Círculos de Construção de Paz, utilizada em uma escola pública de Fortaleza como disciplina eletiva dentro de sua organização escolar. O objetivo é compreender a percepção dos (as) estudantes sobre os Círculos de Construção de Paz a partir da indagação: como os (as) estudantes compreendem os Círculos de Construção de Paz no ambiente escolar? Optamos pela referida metodologia: i) estudo bibliográfico; ii) observação participante; iii) utilização da metodologia dos Círculos de Construção de Paz; e iv) entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados não têm a pretensão de se constituírem como resultados conclusivos, e sim de fomentar reflexões para estudos posteriores e contínuos no espaço educacional. Por fim, concluímos que os (as) estudantes da Escola da Paz compreendem que os Círculos de Construção de Paz são importantes e necessários para a escola e que, por isso, merecem ser objeto de outras aspirações teóricas e metodológicas para alcançarem resultados mais expressivos e definitivos.

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Biografia do Autor

Maria Cristiane Lopes da Silva, Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC

Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE/PPGS. Especialista em Administração Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA. Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará e licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da rede pública estadual do Ceará, lotada na SEDUC/COADE/CEDRA. Pesquisadora do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e da Violência - COVIO/UECE, na subcoordenação da Linha de Pesquisa Participação Social e Práticas da Não Violência e membro do Laboratório de Ensino e Práticas Sociais - LAPRÁTICAS/UECE. Tem pesquisado práticas restaurativas no contexto escolar, especialmente, os Círculos de Construção de Paz; a mediação escolar e as práticas da não violência. Facilitadora dos Círculos de Construção de Paz

Neyla Denize de Sousa Soares, EEMTI CAIC MARIA ALVES CARIOCA

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada - PosLA. Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade Estadual do Ceará. Atou como tutora nos cursos de graduação em letras a distância oferecidos pela Universidade Federal do Ceará pelo sistema da Universidade Aberta do Brasil nos anos de 2010 e 2011. Possui Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira - DELE (Nível Intermediário). Lecionou a disciplina de língua espanhola na escola estadual CAIC Maria Alves Carioca, onde atualmente é coordenadora pedagógica.

Rosemary de Oliveira Almeida, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Licenciada e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1992), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2001). É professora associada da Universidade Estadual do Ceará/UECE, Curso de Ciências Sociais, e do Programa de Pós-graduação em Sociologia/PPGS, da UECE. Foi coordenadora de área do Subprojeto de Sociologia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID da UECE (2010-2015). É pesquisadora do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência/COVIO da UECE. Sua principal produção é: "Mulheres que Matam: o imaginário do crime no feminino" (2001), além de co-autoria do livro: "Questão de Segurança: práticas governamentais e práticas policiais" (2004). Tem experiência na área de Sociologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: violência e criminalidade, mediação de conflitos comunitária e escolar, prática de formação docente, escola e juventude.

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Publicado

2024-06-19