A percepção dos estudantes sobre os círculos de construção de paz
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.31962Palavras-chave:
Estudantes. Círculos de Construção de Paz. Escola Pública.Resumo
O estudo tem sua relevância a partir da experiência de observação de uma prática chamada Círculos de Construção de Paz, utilizada em uma escola pública de Fortaleza como disciplina eletiva dentro de sua organização escolar. O objetivo é compreender a percepção dos (as) estudantes sobre os Círculos de Construção de Paz a partir da indagação: como os (as) estudantes compreendem os Círculos de Construção de Paz no ambiente escolar? Optamos pela referida metodologia: i) estudo bibliográfico; ii) observação participante; iii) utilização da metodologia dos Círculos de Construção de Paz; e iv) entrevista semiestruturada. Os resultados encontrados não têm a pretensão de se constituírem como resultados conclusivos, e sim de fomentar reflexões para estudos posteriores e contínuos no espaço educacional. Por fim, concluímos que os (as) estudantes da Escola da Paz compreendem que os Círculos de Construção de Paz são importantes e necessários para a escola e que, por isso, merecem ser objeto de outras aspirações teóricas e metodológicas para alcançarem resultados mais expressivos e definitivos.
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