Educação financeira autônoma para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.31863Palavras-chave:
Educação Financeira, Paulo Freire, Ensino MédioResumo
Esse texto trata de um relato de experiência, decorrente da aplicação de um produto educacional, e tem como objetivo sugerir possíveis associações de aspectos da Educação Financeira com as aulas de Matemática Financeira no Ensino Médio, para propiciar aos estudantes, deste nível de ensino, conhecimentos que possam dar-lhes autonomia e segurança em relação a sua vida financeira. É uma pesquisa qualitativa, apoiada na metodologia de pesquisa da Engenharia Didática e embasada teoricamente em Paulo Freire. Sendo assim, os resultados obtidos apontam à relevância de se trabalhar a temática com os alunos adolescentes, oportunizando aos mesmos, conhecimentos para ter uma vida tranquila financeiramente.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto-lei nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. Institui a Estratégia Nacional de Educação Financeira. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%207.397%2C%20DE%2022%20DE%20DEZEMBRO%20DE%202010.&text=Institui%20a%20Estrat%C3%A9gia%20Nacional%20de,que%20lhe%20confere%20o%20art . Acesso em: 30 jun. 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular Ensino Médio. Brasília, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2JhZt8j. Acesso em: 29 jun. 2018.
CHRISTOVAM, Lidiane Rodrigues. O discurso pedagógico no ensino superior: um relato de experiência sob a ótica dialógica de Freire. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2017.
FORNER, Regis; OECHSLER, Vanessa; HONORATO, Alex Henrique Alves. Educação Matemática e Paulo Freire: entre vestígios e imbricações. Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 3, p. 744-763, set./dez. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2R2xykq. Acesso em: 02 jan. 2019.
FRANKENSTEIN, Marilyn. Educação matemática crítica: uma aplicação da epistemologia de Paulo Freire. 1983. Disponível em: https://bit.ly/2QoZidL. Acesso em: 06 jan. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
PINTO, Maria Verônica Roldán. Docência autônoma: desafios para o exercício da autonomia docente em uma perspectiva freiriana no estado capitalista – estudo de caso em uma escola da rede municipal de Pelotas. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2017.
RASCHEN, Samuel Ricardo. Investigação sobre as contribuições da matemática para o desenvolvimento da Educação Financeira na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
SILVA, Amarildo Melchiades da; POWELL, Arthur Belford. Um programa de Educação Financeira para a Matemática escolar da Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: SBEM, 2013. p. 1-17.