Políticas públicas para inclusão escolar
o que nos revela um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.31119Palavras-chave:
Alunos com deficiências. Formação docente. Ações efetivas.Resumo
O artigo objetiva analisar desafios para a efetivação das políticas públicas de inclusão escolar no município de Sítio Novo/MA. Sustentam a investigação as discussões de autores que tratam da temática, como Menezes (2017), Ball (2011), dentre outros, além de documentos legais. A metodologia utilizada foi estudo de caso com abordagem qualitativa. Realizaram-se observações na escola pesquisada e entrevistas semiestruturadas com três professores que atuavam com alunos com deficiência, além da Secretária de Educação de Sítio Novo/MA. A partir dos dados gerados, fez-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram desconhecimento dos professores sobre políticas de inclusão, ausência de formação docente, necessidade de diálogo entre Secretaria de Educação e docentes sobre o que já é efetivo, falta de acessibilidade na escola, entre outros. Logo, são necessárias políticas públicas mais efetivas para a promoção da acessibilidade escolar, além de formações continuadas a todos os professores em prol de conhecimentos consistentes e concretização da inclusão na escola.
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