Da avaliação externa à supervisão interna

um olhar sobre centros de formação contínua de professores

Autores

  • Betina Lopes Universidade de Aveiro
  • Carlota Fernandes Tomaz Universidade de Aveiro
  • Carla Ferreira Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30869

Palavras-chave:

Professores, Formação continuada, Avaliação externa, Supervisão, Secção de Formação e Monitorização

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados de uma avaliação externa realizada a cinco centros de formação de professores da zona centro de Portugal. Problematiza-se em particular o trabalho desenvolvido pelas respetivas equipas responsáveis pela monitorização e supervisão interna dos planos de formação implementados, partindo-se de três critérios-chave: qualificação da equipa, estratégia de recolha de dados no âmbito da monitorização/supervisão e efeitos da mesma. A recolha de dados inclui análise documental, inquérito por entrevista e por questionário. Os resultados apontam, sobretudo, para a necessidade de reconceptualização da avaliação enquanto processo e não (apenas) enquanto produto, numa perspetiva formativa e transformadora. Por fim, são delineadas um conjunto de recomendações específicas para diferentes atores profissionais envolvidos na formação de professores.

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Biografia do Autor

Carlota Fernandes Tomaz, Universidade de Aveiro

Professora auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, onde leciona diversas unidades curriculares. É Doutorada em Didática, colaboradora no CIDTFF e as suas áreas de interesse são: formação de professores, supervisão, educação inclusiva e educação para a cidadania. Tem participado em projetos de investigação e supervisionado estudantes de mestrado e doutoramento nas áreas referidas anteriormente.

 

Carla Ferreira, Universidade de Aveiro

Estudante de doutoramento em Educação (Ramo Supervisão e Avaliação), investigadora do CIDTFF. Integra o grupo de investigação “Política, Avaliação e Qualidade” e o Laboratório de Supervisão e Avaliação (Lab_SuA). As suas áreas de interesse são pedagogia; supervisão, avaliação e qualidade; formação de docentes. Atualmente, participa no 'Estudo sobre indicadores, modelos e experiências de monitorização e avaliação de aprendizagens e de desenvolvimento de crianças dos 3 aos 18 anos' (Fundação Calouste Gulbenkian).

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Publicado

2020-06-30