Da avaliação do desempenho docente ao desenvolvimento profissional do professor

perceções dos atores envolvidos

Autores

  • Fátima Paixão Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Mário Macedo Universidade de Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.30702

Palavras-chave:

Avaliação do desempenho docente, Desenvolvimento profissional, Professores

Resumo

Com vista a refletir sobre a potencialidade da avaliação do desempenho docente (ADD), definiram-se como objetivos do estudo: - Compreender as perceções que os professores têm acerca da ADD e sua relação com o desenvolvimento profissional do professor (DPP); e - Identificar alterações ao atual modelo evidenciadas pelos professores. Desenhou-se um plano metodológico de tendência qualitativa, procurando captar os pontos de vista dos participantes, usando a descrição estatística e a interpretação. A recolha de dados fez-se através da aplicação de um questionário a 81 professores. Os resultados evidenciam que os docentes concordam em ser avaliados mas que o modelo atual da ADD não é uma resposta eficaz, e que, apesar das reticências, consideram que a ADD pode ser potenciadora do desenvolvimento profissional, uma vez que a base da partilha de experiências e ser avaliado por avaliadores em quem confiem torna-a um processo mais coerente e justo.

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Biografia do Autor

Mário Macedo, Universidade de Aveiro, Portugal

Professor do Ensino Básico na Escola nº 1 de Abrantes. Investigador Integrado do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. Doutorando da Universidade de Aveiro, Portugal.

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Publicado

2020-06-30